Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Balanço parcial: Projeto NutrIFatos leva informação de qualidade sobre alimentação

Desde junho, estão sendo elaborados materiais educativos sobre diversos temas, que são divulgados no Instagram do projeto (@nutrifatos.bq).
#pratodosverem: imagem de vários legumes e verduras picados

O cenário atual causado pelo Coronavírus demanda atenção especial aos hábitos alimentares, pois só um sistema imunológico forte é apto para responder às agressões causadas pelo vírus. Foi pensando nesta questão que Marilene Guimarães, professora de Nutrição do Campus Barbacena, após diálogo com as acadêmicas do 9º período, Bianca Tomaz da Costa e Nathália Maximiano Soares Maciel, decidiu desenvolver o Projeto de Extensão chamado “A nutrição em tempos de COVID-19”.

O trabalho tem como objetivo possibilitar às comunidades local e regional, informações sobre autocuidado e fortalecimento do sistema imunológico. Desde junho, estão sendo elaborados materiais educativos sobre diversos temas, de linguagem simples e fácil assimilação. Esses são divulgados por meio dos canais oficiais do projeto como Instagram, WhatsApp e Facebook.

Marilene conta que os conteúdos selecionados se referem principalmente à importância da alimentação saudável para o fortalecimento do sistema imunológico, mas também são abordados temas envolvendo a segurança alimentar com conteúdos sobre higienização, compra racional de alimentos, dicas de alimentação, composição de alimentos e valor nutricional. “As escolhas das informações seguem o definido no plano de trabalho inicial, mas, pela própria dinâmica de uma pandemia, outros conteúdos são pré-selecionados e levados para análise conjunta das integrantes do projeto, onde são consideradas também as sugestões do público”, ressalta.

Segundo levantamento da equipe, a página oficial do Projeto no Instagram atualmente conta com 415 seguidores e média de 201,54 contas alcançadas por publicação. Até o momento foram realizadas 58 publicações, no período de 09 de junho a 03 de setembro. “A média por publicação é de 253,38 impressões. Isso indica que o público retorna ao post/vídeo, talvez com o objetivo de relembrar e fixar a informação”, afirma a professora.

Já no grupo NutrIFatos no aplicativo WhatAapp, há 85 participantes. Segundo a professora, há interação constante através de perguntas sobre as postagens e sugestões de conteúdos. Para os que desejam participar do grupo, basta enviar uma mensagem para o Instagram oficial ou para o e-mail: nutri.fatosif2020@gmail.com. No Facebook o Projeto ainda é recente. Foi criada uma conta secundária no dia 21 de julho. Atualmente a página conta com 200 seguidores e o vídeo inicial obteve alcance de 672 pessoas.

Sobre a relevância do Projeto em tempos de pandemia, Marilene afirma acreditar que houve grande contribuição pois proporcionou informações gerais e específicas sobre a importância da alimentação saudável, enfatizando a sua relação direta com o sistema imunológico do indivíduo. “Não podemos deixar de ressaltar também o direcionamento dado aos aspectos relacionados à higienização e sanitização, compra racional e aproveitamento dos alimentos. Temas relevantes, pois demonstrou a preocupação do projeto com a redução, neste momento, do poder aquisitivo de parcela da população", ressalta.

Confira as divulgações das semanas

Dando continuidade às publicações no Instagram oficial do Projeto, a equipe divulgou uma homenagem ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, dando detalhes sobre o perfil do profissional e suas áreas de atuação.

Além disso, as nutricionistas orientaram sobre o consumo de adoçante e açúcares e sobre a importância de diminuir o consumo destes alimentos, a fim de educar o paladar ao sabor natural dos alimentos.

Dando destaque ao açúcar, a equipe reuniu informações sobre de quais formas ele se encontra no mercado e qual a maneira correta de guardá-lo.

Por fim, foram divulgados os alimentos sazonais do mês de setembro. Alguns deles são: cenoura, mandioca, brócolis, couve-flor, mamão e abacaxi. Além disso, durante a semana a equipe divulgou algumas enquetes sobre alimentação e também uma caixa de perguntas para solução de dúvidas nos stories.

Para  conferir as informações completas, basta seguir o Projeto de Extensão no instagram: @nutrifatos.bq

Texto: Marcela Souza. Revisão: Coordenação de Comunicação.