Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena cria Projeto de horta agroecológica

Campus Barbacena cria Projeto de horta agroecológica

O projeto é uma ação da Agrofonte, da Diretoria de Extensão do Campus Barbacena, em parceria com a prefeitura de Barbacena e a secretaria de agricultura, pecuária e abastecimento do município.

O projeto horta agroecológica é uma ação da Agrofonte, da Diretoria de Extensão do Campus Barbacena, em parceria com a prefeitura de Barbacena e a secretaria de agricultura, pecuária e abastecimento do município.

Conforme uma das participantes do projeto, a aluna de agronomia, Aline Silva Oliveira, o trabalho “é um projeto da Agrofonte empresa júnior, formada pelos alunos de Agronomia, Tecnologia em Alimentos e Gestão Ambiental do IF. Nesse projeto, os alunos são consultores em pequenas hortas comunitárias. Nestas hortas, o intuito é produzir alimentos para os moradores e ensinar a eles como conduzirem a horta sozinhos, aprendendo todos os manejos e tornando a horta sustentável.”

A primeira comunidade que recebeu o projeto foi do Nova cidade, em dezembro de 2021. Já a segunda é a do Núcleo de Apoio ao morador de rua, e a próxima será em Valentim Prenassi. A expectativa é que com o decorrer do tempo mais comunidades de Barbacena sejam atendidas.

Segundo Aline Silva, “o projeto está apenas no início, porém é enriquecedor e tem potencial para crescer muito e abraçar mais pessoas, comunidades, estudantes e técnicos, difundir a ideia de sustentabilidade na criação das hortas. Nessa fase de pandemia, levar uma prática que pode ajudar as pessoas a ocuparem o tempo, ensinar coisas novas. O que eles relatam ser muito benéfico para sua saúde mental, servindo até como uma forma de terapia para os participantes. Além de ser uma forma alternativa de aquisição de alimentos saudáveis sem adição de químicos.”.

Aline Silva finalizou destacando a importância do projeto tanto para os estudantes quanto para a comunidade. “O projeto é de mão dupla, os alunos desenvolvem seus conhecimentos práticos, com muita autonomia e tem oportunidade de trabalhar o extensionismo, atuando de fato como consultores. E para as comunidades leva o conhecimento, respeito, trabalho em equipe e capacitação, além de frisar a importância de consumir alimentos mais seguros e saudáveis. O projeto visa o crescimento pessoal de todas as pessoas que estão envolvidas e estamos conseguindo isto a cada dia de trabalho.”