Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena marca presença na edição 2024 dos Jogos Escolares de Barbacena – JEB

O Campus Barbacena esteve presente com estudantes-atletas de voleibol, futsal, xadrez, handebol e basquetebol - todos nos naipes femininos e masculinos.

Terminou na última sexta (dia 26), a etapa dos esportes coletivos e de xadrez nas disputas dos Jogos Escolares de Barbacena. O IF Sudeste MG - Campus Barbacena esteve presente com estudantes-atletas de voleibol, futsal, xadrez, handebol e basquetebol - todos nos naipes femininos e masculinos.

As competições ocorreram ao longo de quatro semanas com partidas acontecendo no Ginásio do Santo Antônio, nas quadras e no Ginásio do Colégio Imaculada, além da quadra de basquetebol da EPCAR e do salão do Automóvel Clube, no caso das disputas de xadrez.

Ao todo, a instituição foi representada por estudantes dos quatro cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agroindústria, Agropecuária, Hospedagem e Química), além de nove graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física, que atuaram como auxiliares técnicos, bem como do servidor técnico psicólogo, Romualdo Santarosa de Sousa e do professor Luiz Carlos Gomes Júnior. Graduandos em Educação Física também acompanharam equipes de escolas estaduais parceiras, enquanto bolsistas do Programa de Incentivo à Docência (PIBID).

Para o estudante do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, atleta de voleibol e basquetebol, Valentim Yoshida de Oliveira, “ o esporte vai muito além da simples prática de trabalho físico, ou de jogar uma bola pro alto, chutar ela em determinada direção, etc. O esporte move o mundo por meio da paixão, e no JEB não foi diferente, a paixão pelo esporte sendo exercida, um sentimento de equipe/união muito grande, se integrar com pessoas incríveis que talvez você sequer fosse conhecer em condições normais, e compartilhar com essas novas amizades o esforço, a ambição, a garra, a serenidade e acima de tudo a diversão. Infelizmente é meu último ano e, com certeza, não é o resultado que gostaríamos em nenhuma das modalidades, para valer uma boa despedida, mas não faz mal, sou muito grato a tudo e todos por tudo que me ocorreu nesses dois anos de JEB.”

Já segundo a discente do 1º ano do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, atleta de handebol, Caroline Luiza Almeida Campos “o JEB-2024 foi uma experiência muito boa e de muito aprendizado, por ser minha primeira vez jogando handebol em uma competição, estava um pouco ansiosa, mas me diverti muito. Apesar de não termos passado para a fase microrregional foi ótima a competição, adorei a experiência que tive de poder jogar com outras alunas da minha escola, e de conhecer pessoas novas de outras escolas, estou muito feliz de ter participado.”

A participação no JEB foi muito importante para mim, pois representou a formação de novas relações, além da honra de representar minha escola como atleta.”, afirmou Gabriel Francisco de Assis Marques, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, atleta basquetebol.

Enquanto auxiliar técnico na modalidade de voleibol, o discente do 5º período de Licenciatura em Educação Física, Agnaldo Aparecido Sodré Junior, enfatizou a importância da competição na perspectiva de treinador. “minha participação como auxiliar técnico de vôlei nos Jogos Escolares de Barbacena foi uma experiência enriquecedora e gratificante. Integrar a equipe com colegas da minha escola proporcionou um senso de comunidade e camaradagem. Pude vivenciar em primeira mão a paixão e dedicação dos jovens atletas, bem como testemunhar seu crescimento e superação durante os jogos. A oportunidade de contribuir para o desenvolvimento esportivo desses estudantes foi significativa para mim, e estar envolvido nesse evento esportivo me inspirou a continuar apoiando e incentivando o esporte entre os jovens.”

“Participar no JEB traduz uma oportunidade para alunos das mais diversas experiências e bagagens esportivas, que vivenciaram situações com êxitos e com momentos não exitosos, que também fazem parte da formação e do crescimento. A vida ensina que em vários momentos você terá êxito e infelizmente, em vários outros tal êxito não será obtido”, comentou o professor Luiz Carlos.

Ele completa reforçando que é “importante ver estudantes vivenciando práticas competitivas e ligadas ao movimento, como estratégia de aprendizagem para o convívio e para o respeito com as pessoas, além de um incentivo à redução do sedentarismo. Destaca-se ainda que se para uns se tratava da primeira experiência, para outros se tratava do último ano de participação em jogos escolares, isto tem um significado especial pois estão crescendo e muitas lembranças levam para o resto da vida.”"

Resultados e próximos passos

Na modalidade de basquetebol, a equipe feminina ficou como vice-campeã, enquanto as equipes de handebol masculino e feminino, além do voleibol masculino apesar de muito esforço, pararam na etapa semifinal das respectivas modalidades. Merece destaque especial também o alto número de gols marcados (+47) apresentados pela equipe de futsal masculino - que embora eliminada, deixou essa marca.

Registra-se o suporte do campus com a liberação do transporte pelo Instituto no suporte às equipes, além da compreensão do Setor de Alimentação e Nutrição nos momentos que foram necessários.

Na etapa microrregional do JEMG, três alunas e três alunos representarão o Campus na modalidade de xadrez, lembrando que este ano, a etapa ocorrerá em Barbacena durante a última semana de maio.

Fotos e fonte: professor Luiz Carlos Gomes Júnior