Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Centro de Educação Ambiental do Campus Barbacena realiza mostra das "Conferências e desastres ambientais"
conteúdo

Geral

Centro de Educação Ambiental do Campus Barbacena realiza mostra das "Conferências e desastres ambientais"

A visitação é gratuita e aberta ao público.

O Centro de Educação Ambiental do Campus Barbacena  está realizando a mostra das "Conferências e desastres ambientais: um momento de visitação e introspecção."

Qual idade você tinha no primeiro desastre ambiental que te vem à lembrança? Qual idade você terá no próximo desastre ambiental? Você sabe da existência de eventos ambientais que visam mitigar os desastres ambientais? Essas perguntas visam promover um pensamento reflexivo para que todos os visitantes possam entender o seu papel social diante dos eventos climáticos.

Conforme a professora, Antonia Samylla Oliveira Almeida, "o convite para visitação da mostra se estende à comunidade barbacenense e de toda a região, atendendo o público de todas as idades."

A professora ressalta que, 'o saber ambiental é externo ao conhecimento objetivante que impulsiona a coisificação do mundo; mas também toma distância do diálogo introspectivo que fala com seus próprios fantasmas, que incita a liberação íntima do sujeito. É um saber que leva a ressignificar os sentidos existenciais e a reconfigurar identidade individuais e coletivas e, ao mesmo tempo, a reconstruir o mundo objetivo, a realidade que é produzida pelo saber (LEFF, 2011). A percepção ambiental consiste na forma como o ser humano compreende o meio ambiente, resultante de conhecimentos e experiências."

A docente Antonia Samylla de Oliveira Almeida e aos discentes da disciplina de Educação Ambiental do Campus Barbacena pretendem resgatar e reestabelecer a conexão com o ambiente e abordar, por meio da sensibilização audiovisual e sensorial, os desastres ambientais já vivenciados e as possibilidades de mitigação dos nossos impactos ambientais enquanto seres humanos.

 Participe!

registrado em: