Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Comissão Responsável pela condução do movimento “Mudança de Tipologia do Campus Barbacena” avança em ações

A Comissão Responsável pela condução do movimento “Mudança de Tipologia do Campus Barbacena” tem realizado diversas ações, desde que foi designada, em dezembro de 2023. Dentre seus atos, estão a sensibilização das comunidades internas e externas ao IF Sudeste MG - Campus Barbacena sobre a pauta da alteração da tipologia.

Internamente, já foram realizadas várias reuniões com o Reitor do IF Sudeste MG e com a  Direção-Geral do Campus Barbacena. Já externamente, foram realizados encontros com o assessor da Deputada Federal Ana Pimentel e com vereadores de Barbacena.

A Comissão também conversou com os pais dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, através de participação na reunião de pais, e com os alunos ingressantes (Técnicos e Graduação), durante as aulas inaugurais.

Um outro momento importante foi a apresentação do pleito na reunião do Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (CODAMMA). Na ocasião, diversos prefeitos da região, assim como o público presente, assinaram o manifesto de apoio à causa.

Ainda seguindo o contexto institucional, a questão sobre a Mudança de Tipologia do Campus Barbacena foi inserida como reivindicação local nos anseios do Comando de Greve do Campus Barbacena. Tal ação possibilitou uma divulgação maior do movimento e ampliou o apoio dos servidores à demanda. Além disso, foi obtido um tempo para a Comissão na Tribuna Livre da Câmara Municipal, realizada no dia 13 de junho de 2024.

Conforme a presidente da Comissão Responsável pela condução do movimento “Mudança de Tipologia do Campus Barbacena”, professora Ana Carolina Soares Amaral, “a participação na tribuna livre da reunião da câmara municipal resultou em três documentos importantes assinados pelos vereadores: o memorial que será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ofício de apoio encaminhado ao Senador Rodrigo Pacheco e o abaixo assinado da própria Comissão.”

No mesmo dia, 13 de junho de 2024, o Campus Barbacena recebeu a visita dos Reitores do IF’s que estavam participando da 134ª Reunião do Conif, em Juiz de Fora. “Na ocasião, a pedido da Comissão, foi solicitado um tempo de fala com os reitores. Foi um momento importante para a comissão, que teve a chance de apresentar seu estudo para os presentes. Além disso, conseguimos entregar nossa proposta diretamente ao presidente do Conif, o Reitor Elias Monteiro do Instituto Federal Goiano. Enfatizamos, ainda, que foi solicitado à Diretora-geral substituta do Campus Barbacena, professora Vanessa Lima, a entrega do projeto  ao representante da SETEC que participava da reunião do Conif. Dessa forma, avançamos no sentido que o nosso estudo chegou ao conhecimento da SETEC, do CONIF, da Rede Federal, além da comunidade acadêmica do IF Sudeste MG e a comunidade de Barbacena”, explicou a professora Ana Carolina Soares Amaral.

Como ações futuras, a professora destacou que será solicitado o apoio à causa ao CONSU do IF Sudeste MG;  a inserção de pauta em uma reunião do Conif, através do Reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz; uma audiência pública sobre o pleito na Câmara Municipal de Barbacena; uma reunião com o Prefeito de Barbacena, Carlos Du; além de uma reunião com o Senador Rodrigo Pacheco e membros da SETEC.

“Para além dessas ações, é muito importante que a comunidade acadêmica do Campus Barbacena continue apoiando a nossa luta, assinando o abaixo assinado, divulgando para outras pessoas e incentivando o apoio ao nosso manifesto. É uma luta de todos em prol do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. “, finalizou a professora Ana Carolina Soares Amaral.

Conheça o movimento da “Mudança de Tipologia do Campus Barbacena” acesse: https://www.ifsudestemg.edu.br/barbacena/institucional/comissoes-e-comites/comissao-responsavel-pela-conducao-do-movimento-201cmudanca-de-tipologia-do-campus-barbacena201d-1

Assine o manifesto de apoio à “Mudança de Tipologia do Campus Barbacena” acesse: https://www.change.org/p/mudan%C3%A7a-tipologia-do-campus-barbacena-if-sudeste-mg

Envie suas dúvidas e sugestões para: comissao.tipologiabarbacena@ifsudestemg.edu.br

Acompanhe e apoie o movimento nas redes sociais: @mudatipologiadebarbacena