Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Confira os temas que serão discutidos no primeiro Evento Online do Campus Barbacena
conteúdo

Geral

Confira os temas que serão discutidos no primeiro Evento Online do Campus Barbacena

Entre os dias 29 e 31 de julho, o Campus Barbacena realizará seu primeiro evento totalmente online, "Pesquisa e Extensão: IF Barbacena além do horizonte".

Entre os dias 29 e 31 de julho, o Campus Barbacena realizará seu primeiro evento totalmente online, "Pesquisa e Extensão: IF Barbacena além do horizonte". O evento contará com uma mesa-redonda no dia 29/07 às 18h com o tema "IF além do horizonte: Diálogo sobre permanência e êxito do egresso". Os participantes irão apresentar os trabalhos desenvolvidos relacionados à permanência e êxito dos estudantes  e egressos. 

 Participantes:

Bianca Monteiro

Bianca Monteiro Marques Alves possui formação em Magistério, Graduação em Direito e pós-graduação em Gestão Pública. Atualmente é servidora pública no IF Sudeste MG - Campus Barbacena, onde coordena o Programa Mulheres Mil desde 2011. Na ocasião, Bianca falará sobre a trajetória do Mulheres Mil, as ações atuais que fazem parte do Projeto de Extensão e o futuro do Programa, que está em processo de institucionalização. 

O foco principal de sua palestra será a permanência, êxito, retorno e acompanhamento das egressas do Mulheres Mil. Para Bianca, sua palestra terá relevância para que todos conheçam um pouco mais dos trabalhos realizados pelo Programa, que já tem grande destaque no IF Sudeste MG e na cidade de Barbacena. 

Cheilon Camargo

Cheilon Camargo é psicólogo com vinte anos de formação pela UFMG com especializações na área da Psicologia do Trabalho e Organizacional, egressos, dependência química, design instrucional e especialização em andamento em Inteligência Artificial (aprendizado de máquina e mineração de dados) pela University of Washington. É psicólogo do Campus Barbacena há 10 anos e atua diretamente no atendimento à comunidade escolar com ações de aconselhamento psicológico, orientação profissional, de estágio e desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão.

O psicólogo falará sobre o Projeto SEGUE – Sistema Estratégico de Gestão Unificada de Egressos, estudo que envolve a criação de uma solução multiplataforma para o acompanhamento a longo prazo dos egressos e também dos discentes dos últimos anos enquanto eles ainda estiverem matriculados na instituição. 

Cheilon destaca que este é um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que possui servidores da área de TI e de humanas. Para ele, esse assunto tem grande relevância já que os egressos sempre são temas de discussões quando se pensa sobre o cumprimento dos objetivos das instituições educacionais, as avaliações dos cursos, a reforma curricular, a legislação referente ao SINAES e também sobre uma análise crítica constante que deve ser feita sobretudo envolvendo a educação em sentido amplo e estrito.

Manuela Lucena 

Manuela Belo Lucena é graduada em Direito, especialista em Direito Administrativo, Licenciada em Direito e mestra em Educação Profissional e Tecnológica. A servidora é Técnica Administrativa em Educação pelo IF Sudeste MG desde 2011 e atua pelo Campus Barbacena desde 2017.

A servidora do Campus Barbacena apresentará seu trabalho de mestrado sobre os “Desafios da Permanência do Estudante-Trabalhador no IF SUDESTE MG - Campus Barbacena: Um estudo de Caso nos Cursos Subsequentes”. Sua apresentação terá como escopo abordar os desafios que envolvem a permanência dos estudantes-trabalhadores na educação formal. Manuela conta que pretende apresentar os fatores que foram apontados por esses estudantes como facilitadores ou dificultadores da permanência nos cursos e também apresentar o  “Guia para estudantes dos Cursos Subsequentes” que foi desenvolvido como produto educacional do mestrado, no intuito de colaborar para a divulgação de informações sobre serviços, programas e projetos ofertados pelo Campus.

Segundo Manuela, o tema abordado é de relevância para se traçar estratégias que contribuam para a permanência dos estudantes nos cursos subsequentes, reduzindo e/ou erradicando as taxas de evasão. “A pesquisa também ressalta um perfil que predomina dentre os estudantes matriculados nos cursos técnicos profissionalizantes da modalidade subsequente que são os estudantes-trabalhadores. O fato de conciliarem as atividades profissional e acadêmica geram necessidades peculiares”, ressalta.

Adriano Carvalho

Para mediar a discussão sobre os três trabalhos, o evento contará com o professor do Campus Juiz de Fora, Adriano Carvalho. Adriano é formado em Ciências Biológicas com especialização em Ciências Humanas, possui mestrado em Mestrado em Biologia e Comportamento Animal e Doutorado em Ciências – Parasitologia Animal. Além disso, o docente é credenciado junto ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e trabalha na linha de pesquisa das Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. 

Ele conta que acredita que as experiências que serão expostas pelos debatedores irão servir de norte para o desenvolvimento de pesquisas diagnósticas sobre os Cursos Técnicos, se prestando também para que as coordenações dos Cursos e, mesmo, as Diretorias de Ensino dos Campi, possam utilizar os resultados e conclusões desses trabalhos para repensar os Cursos no contexto da Educação Integral.

Para o professor, um evento online em um momento de isolamento social pode oferecer às pessoas a oportunidade de terem acesso ao debate de temas de extrema importância. “O tema Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, além de ter importantes contribuições na divulgação das metodologias utilizadas na realização dos trabalhos, também pode servir para outros estudiosos que estão adentrando nessa área de pesquisa.”

As inscrições para o evento estão abertas. Os interessados poderão se inscrever até 27/07/2020 no endereço eletrônico:  https://www.even3.com.br/pesquisa_extensao_ifbq_alem_horizonte . As inscrições são gratuitas.

Outras informações: ifalemdohorizonte.barbacena@ifsudestemg.edu.br

Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação

 

registrado em: