Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo implementa novas modalidades de TCC para 2020

O Núcleo de professores do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo se reuniu em 2019 e decidiu implementar duas novas modalidades de TCC para 2020.

O Núcleo de professores do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo se reuniu semanalmente no ano de 2019 e decidiu implementar duas novas modalidades de TCC para o ano de 2020. “Houve um consenso, primeiramente, de que os alunos apresentam perfis e aptidões diferenciadas e que, portanto, o TCC deveria contemplar isso. Por outro lado, a proposta dos cursos superiores de tecnologia, diferente da dos bacharelados, é de formar um profissional mais voltado a atuar diretamente no mercado. Sendo assim, foi mantida a proposta atual, voltada para a elaboração e execução de um projeto de pesquisa e criadas duas propostas novas: o Projeto de Extensão e Projeto Mercadológico.” , declarou o professor e coordenador do Curso, André Martin.

Os alunos poderão elaborar e desenvolver Projetos de Extensão que seguirão o formato proposto pelo departamento de Extensão do Campus Barbacena, e, mediante aprovação nos editais vigentes, poderão ser registrados. Já o Projeto Mercadológico, objetiva alguma forma de intervenção ou proposição em um determinado objeto, organização, cidade, comunidade, nicho de mercado, entre outros, necessariamente relacionados à área de Turismo. O aluno poderá, por exemplo, propor mudanças para solucionar problemas de uma empresa ou mesmo propor a criação de uma nova empresa. “É dessa forma que nós fortalecemos no curso a idéia de formação de um aluno empreendedor e inovador. Inclusive, foi inserida na nova matriz curricular 2020 uma disciplina chamada Empreendedorismo e Inovação em Turismo para embasar todos esse processo.” , complementa o docente.

O coordenador do Curso afirma ainda que está realizando um curso chamado “Fast MBA em Empreendedorismo, Inovação e Startups, na prática”. E, entre as habilidades adquiridas, está a de elaborar planos de negócios baseados no método do modelo Canvas, que consiste em uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. “No que se refere aos projetos mercadológicos, o curso me permite orientar melhor meus alunos e apresentar um passo a passo para criar um novo negócio ou reformular negócios que já existem através da inovação. É uma ferramenta muito prática e realmente permite visualizar bem um plano de negócios a ponto de não só compreender bem os desafios impostos mas também identificar oportunidades de inovação em cada aspecto de um negócio.”, afirma, André.

O novo regulamento de TCC de curso já se encontra implantado. Os alunos já podem optar por uma das três modalidades: Projeto de Pesquisa, Projeto Mercadológico ou Projeto de Extensão  e os formandos de 2020 já se encontram em processo de orientação, cada um na modalidade escolhida. O professor ressalta ainda que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo oferece uma ampla formação em Administração e Turismo. Em que se formam gestores para o setor de serviços e especificamente para o Turismo, o que não impede que os formados atuem também em outras áreas em que tais habilidade e competências sejam valiosas.