Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Direção-geral faz balanço da gestão

Direção-geral faz balanço da gestão

Após quatro anos no cargo de diretor-geral do Campus Barbacena, a gestão do professor Marcelo Milagres está chegando ao final.

Com a proximidade do fim de sua gestão, principalmente após esse ano tão atípico no qual o protagonista foi a pandemia e as aulas remotas, o professor Marcelo Milagres avaliou os seus quatro anos no comando do Campus Barbacena e se despede do mandato. O diretor-geral fez uma reflexão desde quando assumiu, em 17 de maio de 2017, até o começo deste de ano.

“Quando assumi a direção do Campus Barbacena, me deparei com um corte orçamentário de um milhão de reais, o que nos obrigou a reduzir o número de terceirizados. Nos próximos anos vieram reduções orçamentárias, além de aposentadoria de servidores em cargos extintos, não havendo reposição de cargos. Houve alterações nas leis de administração, tornando-as mais rigorosas”, relatou o diretor.

Mesmo com as dificuldades apontadas, Marcelo destacou diversas melhorias alcançadas para a comunidade interna do campus. “Dentro das nossas condições, foram instalados projetores multimídia nas salas de aula; reformados os setores do campo; implantado um laboratório de informática no Núcleo de Zootecnia (NZ); reformados os banheiros, e ainda estão sendo implantadas as usinas fotovoltaicas e, o cabeamento óptico para chegar internet até o campo; além da reforma do setor de Indústria e Beneficiamento de Carnes; entre outras.

Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Se tratando da direção do Campus Barbacena no período da pandemia do Covid-19, o gestor conta que a maior dificuldade foi ficar sem os alunos, uma vez que eles são o motivo da existência da escola. “Dirigir a Instituição no período da pandemia foi difícil, pois tivemos que suspender alguns contratos de terceirizados, como de cozinheiros, pessoal da cantina, já que sem os alunos não teria como manter essa força de trabalho; mas para mim o mais difícil foi ficar sem os alunos. A escola continua funcionando em decorrência dos animais que precisam ser alimentados e cuidados, do cumprimento de contratos, das despesas a serem pagas, da manutenção e preservação do patrimônio que é a nossa escola, então teve que continuar funcionando, mas sem os alunos a escola fica vazia”.

“A implantação do Ensino Remoto Emergencial ocorreu de forma democrática e transparente. Os alunos precisavam de uma solução rápida para que não houvesse defasagem no aprendizado, então o ERE, mesmo não sendo ideal, está sendo eficaz. Já o trabalho remoto se deu em um sistema novo, que ninguém conhecia, porém nós procuramos dar totais condições para os servidores continuassem trabalhando mesmo que de forma remota” apontou.

Trajetória

Marcelo contou também como foi gratificante ser diretor da Instituição em que foi aluno: “Minha trajetória no Campus começou em 1984, quando ingressei como aluno. Hoje tenho 26 anos de casa e foi uma honra muito grande poder dar minha parcela de contribuição para o crescimento da instituição em que estudei e que iniciei minha vida profissional. Graças a Deus, minha família e ao Campus Barbacena, a quem eu chamo carinhosamente de ‘Escola Agrícola’, é que consegui conquistar tudo o que tenho hoje”.

Na opinião do gestor que se despede, todos os servidores e todos os terceirizados têm seu papel na comunidade. “Servidores que se desdobraram para manter a escola funcionando, professores que se adaptaram a nova forma de ensino, o pessoal da vigilância, portaria, limpeza, motoristas, trabalhadores braçais, enfim, todos os terceirizados são fundamentais para o funcionamento da instituição assim como os servidores e técnicos administrativos. Gostaria de pedir desculpas pelas falhas que cometemos, e deixar um agradecimento especial aos professores Alex Oliveira Botelho, Wellyngton tadeu Vilela Carvalho, Renata Vitarele Gimenes Pereira, a secretária do gabinete Marília Figueiredo Leite, e o chefe de gabinete Sérgio Henrique Cunningham Campos, pois só estes sabem o que passamos para chegar até aqui”. Também agradeço demais aos diretores sistêmicos, Alexandre Bartoli Monteiro, Regina Lúcia Pelachin Lianda e Lindolpho Von Berg, que me ajudaram muito a superar os desafios que enfrentamos.”

Para a equipe diretiva que se inicia, Marcelo deseja muita força, fé, perseverança, dedicação e comprometimento. “Momentos difíceis virão, mas tenho certeza que a equipe de gestão da professora Alcimara vai cumprir sua missão de continuar melhorando a qualidade do ensino público, gratuito e de qualidade da nossa instituição”, finalizou.