Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Diretoria de Extensão participa de evento em São João del-Rei

Diretoria de Extensão participa de evento em São João del-Rei

Campus Barbacena participou do I Primeiro Encontro do Programa Diálogos de saberes e práticas para a promoção da soberania e da segurança alimentar.

O Diretor de Extensão do IF Sudeste - Campus Barbacena, professor Alexandre Bartoli Monteiro, junto com a professora Lidiane Lopes Moreira (Curso de Nutrição) e a aluna do Curso de Nutrição Rayane Lorrayne Ferreira Barreto estiveram presente no I Primeiro Encontro do Programa Diálogos de saberes e práticas para a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional como estratégia de desenvolvimento no Território das Vertentes em Minas Gerais.

O Encontro aconteceu na data de 15/03/2020 na cidade de São João Del Rei. Este encontro é fruto do Programa de Extensão da UFSJ denominado “Diálogos de saberes e práticas para a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional como estratégia de desenvolvimento no Território das Vertentes em Minas Gerais.” que coordenador pelo professor Dr. Márcio Carneiro dos Reis.

A ideia principal do Programa é colocar em curso no Território Vertentes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) Sustentável (formado pelas microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei) uma estratégia de desenvolvimento territorial baseada no enfoque da SAN desenvolvido no Brasil. Seguindo essa experiência, o Programa propõe a criação de condições institucionais no Território Vertentes visando a interação social de forma dialógica, reflexiva e propositiva entre os participantes da Equipe da UFSJ e da Comunidade Externa para ações em SAN. Essas ações são: a abertura de mercados de produtos agroecológicos; a promoção da saúde das populações que habitam o território através do consumo alimentar de qualidade; a produção agroalimentar em bases sustentáveis; criação de oportunidades de trabalho e renda no campo (para agricultores familiares) e na cidade (para estudantes e funcionários das IFES – Instituições/Institutos Federais de Ensino Superior instalados nesse Território); a difusão do conhecimento proporcionado pelo aprendizado advindo do esforço de promoção da SAN no Brasil; investigação sobre o potencial social-transformador de redes de consumidores e produtores agroecológicos; e o estímulo à troca de saberes sobre Soberania e SAN entre a sociedade civil, instituições estatais e governamentais e a Academia.