Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Diretoria de Extensão promove mesa redonda

Diretoria de Extensão promove mesa redonda

A Diretoria de Extensão realiza o primeiro evento do ano: a mesa redonda "Loucuras de Conceição: Diálogos sobre o Combate ao Racismo".

A Diretoria de Extensão realiza o primeiro evento do ano: a mesa redonda:  "Loucuras de Conceição: Diálogos sobre o Combate ao Racismo".  O evento será realizado dia 19/03 ( quinta- feira), às 19:00 no auditório 2 (Prédio anexo). O nome do evento é uma homenagem a uma das militantes do movimento negro de Barbacena, Dona Maria da Conceição:

"Maria da Conceição de Oliveira nasceu em 01 maio 1951 e veio a falecer em 01 de Outubro de 2006, foi uma das batalhadoras pela Agricultura familiar e também uma das primeiras Militantes do Movimento Negro de Barbacena. Conta a história que antigamente em Barbacena, os passeios do centro da cidade eram divididos para que a nobreza e o restante da população pudessem transitar. Conceição foi a primeira negra militante a passar pelos passeios da nobreza para desafiar  a estrutura social da cidade. Segundo historiadores, em suas palavras ela dizia: 'Como também faço parte da nobreza, então vou passar por aqui !'".

O evento será realizado em parceria com a UEMG, SINTER, CAFA, Faculdade de Medicina de Barbacena, SIND-UTE, Liga das mulheres, Movimento da economia popular solidária e representantes do movimento negro e de grupos culturais Barbacena.

"Durante a programação do evento contaremos com dois relatos de experiência sobre casos de racismo vivenciados por duas convidadas participantes. Logo após, iniciaremos uma mesa redonda mediada pelo professor Adriano Boratto e membros da comunidade externa onde serão abordados temas como: necropolítica e a juventude negra no Brasil, mulheres na capoeira, racismo institucional, a mulher negra na atualidade e outros. Contamos com a colaboração de todos para divulgação junto aos nosso alunos.  O evento contará com certificado que pode ser contato como horas extracurriculares para aluno e também pode ser apresentado como comprovante de participação no caso de liberação das aulas. ", destacou o servidor Kaíque Osório Alves Neto Silva.

Veja  programação

Faça sua inscrição:  https://www.even3.com.br/loucurasdeconceicao/