Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Discente do Curso de Agronomia do Campus Barbacena é aprovado em Programas de Mestrado da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP e UNESP

Leia a matéria completa.

O discente do Curso de Agronomia do Campus Barbacena Luís Augusto Calsavara Costa foi selecionado para ingresso no 2º semestre de 2024 ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Entomologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) na cidade de Piracicaba-SP. Também foi 1º colocado no Programa de Mestrado em Entomologia da Universidade Estadual de São Paulo (UNESPJaboticabal).

Luís Augusto esteve, nos dois últimos semestres, realizando um estágio na Embrapa – Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite ( CNPGL) em Juiz de Fora-MG, onde pode trabalhar com pesquisa na área de entomologia com estudos sobre a cigarrinha-das-pastagens sob orientação do pesquisador Dr. Alexander Machado Auad com todo apoio de sua equipe: Tiago, Bruno e Michelle.

O estágio possibilitou-me expandir conhecimentos na área de pesquisa científica, onde foi concedido a mim inúmeras oportunidades de trabalho em experimentos, esses que me agregaram uma experiência muito grande. Foram voltados para diversas áreas de interação das cigarrinhas-das-pastagens: controle biológico microbiano, criação de predadores, estudos de resistência de plantas a insetos, entre outras diversas atividades cotidianas do laboratório. No mestrado da ESALQ/USP, irei trabalhar com fungos endofíticos para o controle da cigarrinha da cultura do milho. O professor José Alcir, discente da disciplina de extensão rural, foi o mediador desta oportunidade de estágio na Embrapa, por isso sou muito grato a ele também por seu esforço e dedicação aos alunos do curso’, relata Luís Augusto.

A aproximação do Instituto Federal com as empresas públicas de pesquisa são benéficas pois propicia formação com maior base teórica e de pesquisa colaborando para aumentar chances de aprovações em programas de pós-graduação em universidades agrárias conceituadas,’ relata José Alcir.

Parabenizamos o jovem agrônomo recém-formado Luis Augusto e desejamos muito sucesso nesta caminhada na pesquisa agropecuária brasileira. Também agradecemos à parceira da Embrapa que tem contribuído muito para este grande êxito na carreira profissional dos jovens pesquisadores.’

Texto e fotos: Professor José Alcir