Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estudantes do curso de Agronomia visitam Organização de Agricultores da Comunidade Rural dos Costas em Barbacena

"Aconteceu no dia 13 de abril, uma visita técnica dos discentes e professor da disciplina de extensão rural do curso de Agronomia, na comunidade rural Costas da Mantiqueira, onde situa a entidade comunitária  – Organização dos moradores, amigos e produtores rurais dos Costas (OMOPRUC).

O objetivo da aula de campo foi conhecer e vivenciar um pouco da realidade rural no contexto da agricultura familiar e suas organizações. A turma foi recebida por um dos líderes e membro da OMOPRUC, o Sr. José Lismar de Assis, mais conhecido por “Todinho”.

'Ele nos contou a história da comunidade rural, a origem da entidade comunitária, as lutas, fragilidades, potenciais, conquistas e projetos atuais e futuros. Foi uma experiência muito rica em detalhes históricos, técnicos e de sentimentos que envolve a vida de famílias de pequenos produtores que lutam por uma vida mais digna e feliz', relatou o professor José Alcir que leciona a disciplina.

Ainda de acordo com o professor José Alcir, os discentes puderam trocar experiências e saberes com o líder Todinho conseguindo pôr em prática as teorias aprendidas no curso e entender todos os trâmites e percalços para a organização de uma associação e na elaboração de projetos comunitários.

'Hoje a OMOPRUC realiza várias ações dentro de seus projetos sociais e tecnológicos, executando a política pública PNAE-Programa Nacional de Alimentação Escolar que garante a comercialização a preços justos da produção da agricultura familiar para a merenda escolar pública de Barbacena. A mais nova conquista foi a implantação da agroindústria comunitária administrada pela entidade que processa e beneficia toda produção de leite local com vários itens de laticínios e também na área vegetal com polpas de frutas e feijão classificado e ensacado.', explicou o professor  José Alcir.

'Agradecemos à OMOPRUC na pessoa do Sr. José Lismar pela parceria com nosso instituto, onde sempre nos oportuniza trocas de experiências, exemplos, aprendizagem e vivência nesse ambiente da agricultura familiar local muito importantes para a formação profissional do jovem estudante da Agronomia. Desejamos muito sucesso e felicidades nos projetos.', finalizou  o professor José Alcir."

Fonte e fotos: Professor José Alcir Barros de Oliveira.