Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estudantes dos Cursos de Nutrição e Agronomia apresentam trabalhos no “XII Fórum Regional de Agroecologia” em Rio Pomba

As alunas de Nutrição Juliana Fernanda e Rayane Barreto e os alunos de Agronomia Luiz Henrique Murta e Ana Carolina Ozava estiveram presentes no “XII Fórum Regional de Agroecologia”.

As alunas de Nutrição Juliana Fernanda e Rayane Barreto e os alunos de Agronomia Luiz Henrique Murta e Ana Carolina Ozava estiveram presentes no “XII Fórum Regional de Agroecologia” ocorrido no IF Campus Rio Pomba, no dia 09 de outubro, para participarem da apresentação de trabalhos.

As discentes de Nutrição apresentaram o trabalho intitulado “Associação entre alterações metabólicas e fisiológicas e consumo da batata yacon em estudos experimentais: revisão sistemática” e discutiram sobre a Segurança Alimentar e Nutricional e Soberania Alimentar envolvidas no cultivo desta espécie, aspectos relevantes que possibilitam o seu manejo agroecológico e demais pontos relacionados à saúde, nutrição e agroecologia.

“Tão engrandecedor quanto apresentar nosso trabalho foi discuti-lo sob diversos pontos de vista junto aos participantes do evento, entre eles produtores, consumidores, discentes, comunidade local e profissionais das áreas ambiental, de saúde, agrárias, entre outras. A construção coletiva realizada é gratificante! Deixamos aqui a importância da rica integração proporcionada pela interdisciplinaridade do fórum, e agradecemos as nossas orientadoras Anne Danieli Nascimento Soares, Nathalia Sernizon Guimarães e Renata Souza Ferreira, ao Campus Rio Pomba e a comissão organizadora do evento.” , afirmaram as discentes.

Os alunos de Agronomia apresentaram o trabalho intitulado: “Plantas de cravo-amarelo (Tagetes erecta L.) e coentro (Coriandrum sativum L.) como estratégia agroecológica para a regulação de artrópodes-praga na cultura do jiloeiro (Solanum aethiopicum gr. Gilo).

“A participação no Fórum é motivo de imensa alegria. Ao longo das diversas edições sempre que possível participei e só tenho a agradecer e elogiar aos organizadores pelas ótimas experiências vivenciadas e poder participar levando uma publicação referente a um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Grupo "Agricultura de Pé no Chão" do Campus Barbacena pela segunda vez no evento representa motivo de muita satisfação. Eventos dessa natureza proporcionam sentimentos únicos e só quem já esteve presente sabe como é. Que tenham mais ações como esta sempre!.” , declarou Luiz Henrique.

O encerramento do XII Fórum Regional de Agroecologia teve um grande banquete agroecológico, preparado com a coordenação da banqueteira Patrícia Brito junto a estudantes do curso de agroecologia do IF Sudeste e colaboradores. O objetivo foi oferecer alimentos produzidos sem agrotóxicos e dar visibilidade a produção agroecológica da região, além de chamar atenção para a importância do polo agroecológico da Zona da Mata Mineira. Logo após, aconteceram apresentações político-culturais de capoeira e um grupo de mulheres com danças e cantos de coco.