Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Grupo Palco divulga homologação das inscrições para membros

Grupo Palco divulga homologação das inscrições para membros

O Grupo Palco objetiva a criação de um grupo de teatro envolvendo alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e servidores do IF Sudeste MG- Campus Barbacena

Grupo Palco, idealizado pela professora Joseli Lira no âmbito do Projeto SeroEPE do IF Sudeste MG- Campus Barbacena, divulgou hoje relação de alunos classificados.

Os alunos devem ficar atentos à convocação constante no documento de homologação.

Confira o documento

Resumo do projeto: Esse plano de trabalho visa a criação de um grupo de teatro envolvendo 20 alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao ensino Médio do Campus Barbacena, funcionários técnicos e docentes tendo como base os três pilares: Pesquisa, Ensino e Extensão. A equipe será composta por 6 docentes, 1 técnica administrativa (pedagoga) e 3 alunos bolsistas. O objetivo é que esse grupo, além de produzir suas apresentações teatrais, seja multiplicador e incentivador de manifestações teatrais das 18 turmas dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Barbacena. A Pesquisa se dará por meio da investigação da existência de teatros nos IFs. Como também sobre a história do teatro e as teorias que embasam o fazer teatral, buscando responder qual é a importância do teatro na formação básica (Ensino Médio) e como se dá a criação e manutenção dos teatros nos IFs. A partir das descobertas da pesquisa e da parceria com os grupos de teatro de Barbacena, a equipe promoverá oficinas, cujo objetivo é a aprendizagem sobre as artes cênicas usando metodologia ativa, em que o aluno protagoniza sua aprendizagem e ação no mundo. Unindo a pesquisa e o Ensino, os participantes do projeto terão conhecimento para realizar o trabalho extensionista com o teatro. O público alvo das ações de extensão serão os alunos do ensino básico das escolas públicas de Barbacena, principalmente de escolas onde não há teatro com palco. O grupo Palco, realizará oficinas com os alunos de outras escolas para troca de saberes e organização de evento teatral. Sendo assim o teatro será uma forma de expressão dos alunos do IF em parceria com outros alunos de instituições públicas e com outros grupos de teatro da cidade de Barbacena. Ao dar voz aos alunos, às suas escolhas sobre temas e teorias na realização do trabalho com teatro, estaremos incentivando a autonomia e trazendo o aluno para o centro do processo educacional. Nortearemos apenas princípios como o de que teatro é discurso, discurso é ação social e dela há reações; por isso a ação ética e responsável de construir esse discurso deve permear cada proposta neste projeto com vistas no protagonismo dos alunos..