Geral
I Simpósio Brasileiro de Thysanoptera convida profissionais e alunos para estudar a fauna brasileira desses insetos
O I Simpósio Brasileiro de Thysanoptera, que será realizado entre os dias 17 e 21 de agosto de 2020, será totalmente online e tem como público-alvo estudantes e profissionais das iniciativas pública e privada das áreas de Biológicas, Agrárias ou afins interessados em estudar à fauna brasileira de tripes (Thysanoptera) e organismos associados.
Segundo o site oficial do Simpósio, organizado pela Universidade Federal do Piauí, a quantidade de pesquisadores interessados nos mais variados aspectos relacionados aos tripes atingiu um número tal que torna-se necessário que os respectivos grupos de pesquisa se reúnam para discutir os caminhos da tisanopterologia nacional. Além disso, o evento beneficiará também os setores da iniciativa privada que trabalham com controle de pragas agrícolas e necessitam de acesso às informações que as universidades produzem para que possam embasar suas tomadas de decisão. Levando em conta esses aspectos, o Prof. Dr. Élison Fabrício Bezerra Lima, da UFPI, teve a iniciativa de organizar o I Simpósio Brasileiro de Thysanoptera. Além disso, também estão envolvidos na organização do evento outros especialistas, o Prof. Adriano Cavalleri, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Profa. Maria Goretti Araujo de Lima, da Universidade Federal do Ceará, e a Profa. Elisa Miyasato, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.
A programação do evento foi elaborada para abranger áreas de conhecimentos básicos e aplicados relacionados à fauna brasileira de tripes. Dessa forma, foram convidados profissionais de várias instituições que atuam em diversas linhas de pesquisa (biologia, taxonomia, ecologia, manejo etc) com tripes. Além desses convidados o Simpósio contará com participações de pesquisadores de outros países, como o pesquisador do CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), Dr. Laurence A. Mound, conhecido mundialmente pelos trabalhos de sistemática de Thysanoptera, os palestrantes Dra. Cheryle Ann O'Donnell que trabalha no NIS (National Identification Services) do Programa de Proteção e Quarentena de Plantas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e Dr. Manfred Ulitzka da Alemanha que tem pesquisas com tripes fósseis.
Elisa conta que em virtude da pandemia que passam o Brasil e o mundo, o evento será realizado exclusivamente online. Para a professora, uma das expectativas do evento é possibilitar reunir participantes de todo o território nacional que tenham interesse na área e aqueles que já atuam em várias linhas de pesquisa com tripes. “É um momento que possibilitará a socialização discussão dos estudos realizados (concluídos ou em andamento) acerca dos tripes. Espera-se que nos desdobramentos desse evento possam promover avanços nas pesquisas e novos caminhos da tisanopterologia nacional.”, finaliza.
As inscrições para o evento vão até o dia 14 de agosto e podem ser feitas no site: nhn.ufpi.br/thysanoptera. Mais informações estão disponíveis na página do evento.
Ordem Thysanoptera
Os tripes são principalmente conhecidos como fitófagos sugadores de seiva, sendo comumente encontrados em flores e folhas de diversas plantas. Entretanto, 50% de todas as espécies alimentam-se só em fungos, algumas predam pequenos insetos e ácaros, e outras são ectoparasitas em cigarrinhas (Mound 2005, Cavalleri et al. 2010). O aparelho bucal dos tripes é do tipo picador-sugador, embora seja referido incorretamente como 'raspador' em algumas fontes bibliográficas mais antigas. Os Thysanoptera apresentam uma única mandíbula, que perfura o substrato (tecido animal, vegetal, fúngico); e um par de estiletes maxilares, que se unem na extremidade do cone bucal e conduzem o alimento para o trato digestivo.
Fonte e mais informações: http://thysanoptera.com.br/informacoes/detalhe/1/biologia-ecologia
Texto: Marcela Souza - Revisão: Coordenação de Comunicação