Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Mais uma da Biotecnologia do Campus Barbacena

Mais uma da Biotecnologia do Campus Barbacena

Mais um tema abordado na disciplina de Biotecnologia do IF Barbacena foi a “História e Bioquímica da Cerveja”. Este tema foi abordado pelos docentes da EPCAr, Fábio Fernandes Moreira e Daniele Alves Venâncio, a convite do professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira, responsável pela disciplina no IF Barbacena.

O interesse dos estudantes sobre o tema foi o que impulsionou os contatos que permitiu o envolvimento entre os diretores de ensino das duas instituições, viabilizando a vinda dos professores e fortalecendo ainda mais a parceria entre EPCAr e IF Barbacena.

O professor José Emílio justificou a aula por ser a cerveja oriunda de um processo biotecnológico fermentativo, que teve início há cerca de 10.000 a.C. e que persiste nos tempos atuais, com seleção de estirpes de leveduras adequadas a cada tipo de cerveja.

A aula foi expositiva e realizou-se parte da fermentação. Também houve a apresentação de amostras dos tipos de fermentos, de grãos (maltados e não maltados), de lúpulo e dos equipamentos com capacidade de produção caseira de 10 litros.

"Os 36 estudantes da disciplina, graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Gestão Ambiental, ficaram encantados com a exposição dos professores Fábio e Daniele que se revezavam nas explanações do tema, sendo um dos pontos interessantes as muitas legislações sobre cerveja no mundo, uma delas o Código de Hamurabi - a mais antiga lei que regulamenta a produção e a venda de cerveja, que data de 1760 a.C. O despertar dos processos que envolvem a obtenção de produtos são de suma importância na formação de graduandos," afirmou o professor José Emílio, que aproveitou para agradecer aos docentes da EPCAr pela disponibilidade e aos estudantes do IF pelo interesse no conhecimento.

Fonte: José Emílio Zanzirolani de Oliveira e Fotos: Luan Felipe de Oliveira