Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Parceria LIFE – GAP – Biologia (IF Barbacena) publica artigo sobre a atenção ao equilíbrio salutar docente
conteúdo

Geral

Parceria LIFE – GAP – Biologia (IF Barbacena) publica artigo sobre a atenção ao equilíbrio salutar docente

O trabalho foi de revisão sobre a saúde docente no Brasil, contendo doenças ocupacionais docentes e as formas de alívio proporcionadas na interação com o meio ambiente.

"Os momentos de crescimento ocorrem nas interações harmônicas nos ambientes. O ser permeado pelo meio altera e é alterado por ele. Quando o ambiente encontra-se em desequilíbrio gera, no caso de docente, o ser doente, cuja demonstração é a alteração de comportamentos, gerando afastamentos laborais.

A proposta de sustentação e de melhoria da qualidade de vida nas instituições de educação advém da interação do tripé: ensino, pesquisa e extensão. O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE | CAPES) e o Grupo de Pesquisa em Áreas Protegidas (GAP | CNPq) auxiliam, pela parceria, a manter o tripé ao publicar artigo (ação de extensão): "Saúde do professor e o meio ambiente".

A pesquisa se refere ao trabalho de conclusão de curso de Mary Mendes Camilo (Licenciatura em Ciências Biológicas – IF Barbacena), com a parceria dos orientadores | coordenadores do LIFE, professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira, e do GAP, professor Geraldo Majela Moraes Salvio. O trabalho foi de revisão sobre a saúde docente no Brasil, contendo doenças ocupacionais docentes e as formas de alívio proporcionadas na interação com o meio ambiente. O objetivo foi relacionar as áreas das Ciências Biológicas aos tratamentos, tendo nas atitudes naturais as possibilidades de obter qualidade de vida adequada, usufruindo do prazer do convívio e do poder de cura no contato com o meio ambiente. Os resultados revelaram as condições precárias do exercício da profissão docente – sejam pelas políticas públicas, pelos salários, pelas condições pessoais e pelas realidades do meio. As doenças profissionais adquiridas são variadas, desde físicas até emocionais, nas quais se tem o alívio com os recursos naturais, como as plantas medicinais, a aromaterapia e o contato com a terra. Concluiu-se que o convívio com a natureza permite ao ser humano a recarga positiva e o alívio de sintomas dolorosos e de doenças.

O chamado para ler o artigo é o movimento de encontro com a natureza no cotidiano – veja no link <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61180/44122>."

Por: José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Geraldo Majela Moraes Salvio e Mary Mendes Camilo

registrado em: