Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Pass(e)ando pela genética: aprendendo e ensinando pelo Heredograma no curso de Nutrição do Campus Barbacena

Estudantes do 1º período do Curso de Graduação em Nutrição participam de atividade sobre heredograma.

"O primeiro período da graduação em Nutrição no Campus Barbacena está terminando. O que fica é o aprendizado gerado pelos estudos teóricos e pelas práticas. Um dos aprendizados foi na genética humana, sobre características e comportamentos herdados e representados por meio de heredograma.

Um trabalho sobre heredograma foi proposto pelo professor de Genética Básica, José Emílio Zanzirolani de Oliveiraao primeiro período de Nutrição do Campus Barbacena. Primeiro fez-se a escolha de uma característica presente em indivíduos da família e notada em cada graduando. Tal característica (fenótipo) estaria em três gerações sucessivas (graduando-pais-avós). Em seguida, deveria ser realizada breve revisão sobre a herança (se dominante, se recessiva ….) e assim pode propor o genótipo dos familiares no heredograma.

A atividade de apresentação proposta foi mais inusitada, pois este trabalho não era para apresentar em sala, mas sim no corredor; a forma de apresentação não era com slides, mas sim com folhas de papel A3 contendo os heredogramas; cada trabalho deveria ter um título criativo (como o nome desta matéria deste site). Os que assistiriam não era o professor da disciplina, mas os estudantes do ensino médio integrado e da graduação, bem como os docentes de outras disciplinas.

Então, a genética foi aprendida (bibliografia), apreendida (com dados) e repassada com curiosidades que permeiam cada característica e família. Os heredogramas foram fixados no corredor, na sequência da cabeça aos pés; como exemplo, na cabeça haviam os tipos de cabelos, as mechas brancas, as sardas … a mão dominante … os pés - grandes aprendizados.

É importante relatar que houve a individualidade da característica: uns da família tinham e outros não - pois se estuda a genética pela variabilidade (diversidade).

Ao final, “para os futuros nutricionistas, o estudo genético do indivíduo pode auxiliar muito na conduta, na individualidade da dieta e isto foi um dos resultados que obtivemos após o nosso trabalho”, afirma Alessandra Cabral Martins, estudante e apresentadora de um dos trabalhos.

Parabéns aos estudantes que aceitaram sair da sala de aula para entender genética, e aprender pass(e)ando pela genética”, completa o Prof. José Emílio."

Fonte: Alessandra Cabral Martins, José Emílio Zanzirolani de Oliveira. Foto: Mirianraquel Gonçalves Gama.