Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre atividade de troca de saberes

Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre atividade de troca de saberes

Os extensionistas rurais da EMATER MG do município de Antônio Carlos trocam saberes com estudantes da disciplina de Extensão Rural do curso de Agronomia do Campus Barbacena.

O professor do Campus Barbacena, José Alcir Barros de Oliveira, escreveu um texto sobre a atividade de troca de saberes. Leia abaixo:

"No dia 27 de junho de 2022, os estudantes e professor da disciplina de Extensão Rural do curso de Agronomia do IF Campus Barbacena tiveram a visita ilustre e importante dos Extensionistas rurais da EMATER-MG, escritório local de Antônio Carlos, Alcione Casemiro da Silveira e Marcos Almeida.

Para poder mostrar aos discentes a realidade do trabalho cotidiano de um profissional extensionista, as demandas das comunidades rurais e os projetos de políticas públicas e de crédito rural desenvolvidos no município de Antônio Carlos foi organizado uma troca de saberes com o grupo, onde o extensionista Alcione, ex-aluno da antiga Escola agrícola, pode externar todo seu potencial humano e técnico somado a sua longa experiência de trabalho na região.

A vivência com os agricultores familiares, público alvo da empresa pública estadual, EMATER_MG, permite aos técnicos de campo condições de elaboração de projetos apropriados a cada realidade encontrada, sendo ali pontuados todos os campos do desenvolvimento rural sustentável.

Segundo o professor José Alcir, o extensionista rural Alcione nos deixa o pensamento de que ainda existem profissionais comprometidos com a causa social do campo e que trabalham com responsabilidade e amor para a dignidade das famílias rurais. Para os discentes da disciplina, futuros jovens agrônomos, este exemplo de trabalho enriquece sua formação e visão de cidadania, antes de tudo.

Agradecemos o apoio, a parceria e a atenção prestados pelos Extensionistas rurais e contamos com a continuidade destas trocas de saberes fundamentais em nosso meio acadêmico. Parabéns pelo brilhante trabalho !"

Fonte e fotos: José Alcir Barros de Oliveira