Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Campus Barbacena participa da 15ª edição da Conferência Municipal de Saúde

Durante o evento, o IF Sudeste MG - Campus Barbacena passou a ocupar a cadeira suplente no Conselho Municipal de Saúde na categoria prestadores de serviços e também ocupará a suplência na Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde."

No último final de semana (26 e 27 de abril de 2024), ocorreu a 15ª edição da Conferência Municipal de Saúde - evento, simultaneamente com a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A conferência foi presidida pela Secretária Municipal de Saúde, Sinara Campos, e coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmem Lúcia Werneck.

Os temas do(s) encontro(s) foram: "Saúde é a nossa dimensão" e "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer".

Atendendo a legislação, a conferência tinha oito objetivos, com destaque para "Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade."

O IF Sudeste MG - Campus Barbacena marcou presença representado pelo professor Luiz Carlos Gomes Júnior, o qual participou dos vários debates que envolveram três eixos temáticos:

I - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.
II - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
III - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

"Participar deste momentos de debate é muito importante. Considerando que o Campus é uma instituição formadora de profissionais em várias áreas de atuação que envolvem a saúde, é fundamental debater os temas e abordar questões relacionadas ao SUS, passando pelos estágios e pela formação dos nossos alunos. O SUS tem papel fundamental na saúde da população, na qual nós servidores, nossos alunos e toda sociedade somos contemplados em vários serviços do nosso dia a dia, embora muitos ainda não tenham essa consciência", comentou o professor Luiz Carlos.

Ele reitera que foi adquirido um exemplar do livro "SUS Conquista do Povo Brasileiro: NARRATIVA DE UM SUJEITO EM AÇÃO" (2022), escrito pelo ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe, que ficará disponibilizado para consulta na biblioteca da instituição.

Fonte e fotos: Professor Luiz Carlos Gomes Júnior.