Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor e estudantes do Campus Barbacena criam "Smart Totem" para guia de visitação e informações da Reserva Cultural e Ambiental da Sericícola de Barbacena

O projeto foi contemplado no Edital nº 37/2022 - "Apoio a Projetos com Interface entre Pesquisa, Extensão e Inovação".

Professor e estudantes do Campus Barbacena criaram um "Smart Totem" para guia de visitação e informações da Reserva Cultural e Ambiental da Sericícola de Barbacena, utilizando equipamento de TV Box. O protótipo do totem eletrônico inteligente  foi apresentado no dia 27 de junho, pelo professor Herlon Ayres Camargo e os bolsistas João Lucas Terra Farias e Abigail Lima Carpinetti Neta da Silva, ao Grupo Ponto de Partida. O projeto foi contemplado no Edital nº 37/2022 - "Apoio a Projetos com Interface entre Pesquisa, Extensão e Inovação".

Do início da atividades , em maio de 2023, à finalização em dezembro, o projeto passou por algumas etapas:

• adaptação de um equipamento de TV Box pirata apreendido pela Receita Federal do Brasil para servir de CPU do Smart Totem;
  • pesquisa de opinião para levantamento do conteúdo desejado pelo público e seu formato de exibição desenvolvimento do aplicativo que permite interação com o totem por voz, áudio e tela sensível ao toque; e testes finais de desempenho e aceitação.

De acordo com o professor Herlon," o mais desafiador foi adaptar o equipamento de TV Box, que originalmente foi concebido para outra finalidade, para que funcionasse como um mini-computador, com recursos avançados de interação multimídia. A demonstração do protótipo ao Grupo Ponto de Partida teve por objetivo apresentar o resultado final do desenvolvimento do aplicativo e todas as suas funcionalidades de interação. A equipe contou com o apoio do dos professores Glauco Santos França e Antônia Samylla Oliveira Almeida, da área de Ciências Ambientais.."

Para a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Fabianne Furtado, "foi memorável presenciar a empolgação dos membros do grupo Ponto de Partida, de tal modo que aplaudiam a equipe à medida que as funcionalidades do aplicativo eram demonstradas, com interrupções entusiasmadas de 'arrasaram!'. Por fim, ficou encaminhado que o Grupo faria contribuições no conteúdo do aplicativo com material já existente e agendaria uma outra apresentação para um público maior, para o conhecimento e divulgação do projeto."

Fonte e fotos: professora Fabianne Furtado

registrado em: ,