Geral
Professora de História publica artigo na Revista Canadense "Portuguese Studies Review"
A professora de História do Campus Barbacena, Sirleia Maria Arantes, publicou na Revista Canadense "Portuguese Studies Review" o artigo intitulado Famílias dos livres de cor: os laços matrimoniais em Minas Gerais.
“No artigo a historiadora foi discutido as formação dos libertos não-brancos na Comarca do Rio das Mortes pelos registros de batismos das freguesias de Nossa Senhora de Aiuruoca, de Nossa Senhora de Monserrate e de Nossa Senhora do Pilar foi possível localizar famílias legítimas ligadas pelos laços do matrimônio, e, para compreender a composição dessas famílias utiliza-se o conceito de família e o termo livres de cor. Com relação ao primeiro, foi utilizado o conceito dans ganze Haus que, para além dos laços consanguíneos e dos imperativos da procriação engloba a unidade produtiva a partir dos bens materiais adquiridos pelos ofícios desempenhados pelos membros dessas famílias. Por sua vez, cabe ponderar que a estrutura produtiva das famílias dos livres de cor, enquanto fogo e o termo livres de cor será utilizado como uma forma de abarcar os egressos do cativeiro quer crioulos, pardos ou cabras e seus descendentes.”, descreveu a professora.
O artigo contempla uma dos capítulos de sua tese defendida na UFMG em 2018 com o título "No rendilhado do cotidiano: a família e as redes sociais dos livres de cor na Comarca do Rio das Mortes (c.1770 – c.1850).
O artigo está disponível http://www.maproom44.com/psr/bk_issues.html
E na Academia.edu = https://www.academia.edu/39736372/Fam%C3%ADlias_dos_livres_de_cor_os_la%C3%A7os_matrimoniais_em_Minas_Gerais_1777-1850PSR_26_2_ISSN_1057_1515_Arantes