Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professora do Campus Barbacena participa de projeto do UNICEF para melhorar a autoestima dos adolescentes brasileiros

A insatisfação com a própria aparência e a baixa autoestima é uma realidade para milhares de adolescentes em todo o mundo, e também no Brasil. Pensando nisso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Dove, desenvolveu o Topity, um espaço interativo e online, que combina game e conversa para falar sobre autoestima e confiança corporal, em uma experiência segura, interativa e gratuita para adolescentes e jovens brasileiros.

A professora Ana Carolina Amaral, docente do Campus Barbacena, participou durante todo o processo de desenvolvimento do Topity, como colaboradora do Centro de Pesquisa em Aparência (Center of Appearance Research, em inglês), ligado à Universidade do Oeste da Inglaterra (University of the West of England), que coordenou o desenvolvimento do Topity. “Eu e outras duas colegas brasileiras, também pesquisadoras da área de Imagem Corporal no Brasil, pudemos contribuir com o desenvolvimento do Topity no sentido e agregar ao projeto um olhar “caseiro” para as evidências científicas que embasaram o chatbot. Nós sabemos que o padrão de beleza e as pressões para atender esses padrões sofrem influência da cultura. Por isso, assegurar a fidelidade do Topity à realidade brasileira era essencial”, explica a professora Ana Carolina.

No último dia 14, o UNICEF lançou o Topity para todo o mundo, disponibilizando o chatbot para adolescentes e jovens de 13 anos ou mais, através do Messenger do Facebook e no WhatsApp (essa modalidade disponível para maiores de 16 anos). Toda a interação é confidencial, criando um ambiente seguro e acolhedor para cada participante.

Para saber mais, acesse: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-e-dove-lancam-ferramenta-de-conversa-online-que-melhora-autoestima-e-confianca-corporal-de-adolescentes-e-jovens