Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores do Campus Barbacena publicam texto em comemoração ao Dia Mundial da Terra
conteúdo

Geral

Professores do Campus Barbacena publicam texto em comemoração ao Dia Mundial da Terra

Os professores do Campus Barbacena José Emílio Zanzirolani de Oliveira (biólogo) e Geraldo Majela Moraes Salvio (biólogo) publicaram um texto em comemoração ao Dia Mundial da Terra.

Dia Mundial da Terra

O Dia Mundial da Terra foi proposto há 50 anos e é comemorado no dia 22 de abril. Foi iniciativa do senador Gaylord Nelson que organizou nos Estados Unidos o primeiro protesto contra a poluição da Terra.

Nestes 50 anos tantos momentos puderam ocorrer em defesa do meio ambiente, como no Brasil a Conferência Rio-92. Percebe-se com maior clareza que cada ser interage entre si e com o ambiente e a atenção ao fato de que a ação do ser humano frente ao ambiente retorna a ele com benefícios ou caos.

Na atualidade sabe-se que a poluição atenta contra todos os seres vivos, desde os menores como as abelhas – incansáveis auxiliares da agricultura e corresponsável por cerca de 70% da produção mundial de alimentos.

Em foco atual de mais uma pandemia percebe-se que estamos causando problemas cada vez maiores, por seres cada vez menores – como bactérias, vírus, príons. A forma que se conseguiu realizar o freamento da dispersão foi um propulsar à despoluição.

Então, o que comemorar no Dia Mundial da Terra? Comemoremos a nossa mãe (Terra), a vida, a diminuição da poluição, o reconforto da família e a nossa casa (o pequeno lar e o grande lar: a Terra).

Autores:  Prof. Dr. José Emílio Zanzirolani de Oliveira (biólogo) e Geraldo Majela Moraes Salvio (biólogo)

 

 

registrado em: