Geral
Professores e alunos do Campus Barbacena publicam artigos no CoBICET
O Campus Barbacena teve 6 artigos aprovados no Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Saúde e Tecnologia (CoBICET). Os trabalhos são de alunos e professores do Núcleo de Educação Física e Ciências Ambientais da Instituição.
O artigo “Análise da relação cintura-quadril índice de massa corporal e força preensão palmar de idosos” foi escrito pela Natália Silva Limas (acadêmica de Licenciatura em Educação Física) , Karoline Lages Borges (acadêmica de Licenciatura em Educação Física) , Scheila Antunes (co-orientadora – docente), Amanda Brown (orientadora – docente). O trabalho refere-se aos resultados de pesquisa de iniciação científica realizada junto ao projeto de extensão "Ginástica Para Todos - GPT no IF", no ano de 2023, coordenado pelas professoras autoras do artigo.
“O Projeto de pesquisa (iniciação científica com financiamentos do IF Sudeste MG e FAPEMIG), teve como objetivo analisar os impactos da prática regular da GPT em pessoas com 60+ anos em aspectos físicos e motores dos praticantes. O artigo relata apenas uma parte dos dados coletados e analisados, no caso, aspectos físicos.”, explicou a professora Scheila Antunes.
As docentes Scheila Espindola Antunes e Amanda Brown, também são autoras de outro trabalho aprovado no Congresso denominado “Efeitos de um programa de ‘Ginástica para Todos’ sobre a capacidade física e qualidade de vida de idosos.” O artigo foi escrito junto com as estudantes de Licenciatura em Educação Física, Karolaine Lages Barros, Natália Silva Limas. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de um programa de "Ginástica para Todos" (GPT) sobre a capacidade física e a qualidade de vida de idosos participantes do projeto de extensão "GPT no IF".
“A coleta de dados da pesquisa foi realizada no projeto de extensão ‘GPT no IF’, desenvolvido no ano de 2023, coordenado pelas professoras Scheila Antunes e Amanda Brown. O projeto foi financiado, através de bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O trabalho foi publicado no Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (CoBICET) em formato de resumo expandido.”, explicou a professora Amanda Brown.
No Campus Barbacena, o Projeto "O Corpo na Escola" foi publicado em formato de artigos pela segunda vez no Congresso. Intitulado “Análise da prevalência de insatisfação e apreciação corporal de meninas adolescentes de Barbacena – MG”, o trabalho foi escrito pela discente em Licenciatura em Educação Física, Franciene Gonzaga Dias, e pelas professoras Scheila Espíndola Antunes, Amanda Fernandes Brown e Ana Carolina Soares Amaral.
O trabalho teve o objetivo de avaliar a prevalência de insatisfação e apreciação corporal de meninas adolescentes do município de Barbacena-MG.Os dados apresentados no artigo são fruto das coletas de dados realizadas nos anos de 2021 a 2024, durante as atividades do Grupo de Trabalho "O Corpo na Escola", do Projeto SeroEPE. Esse grupo tem como finalidade principal desenvolver atividades preventivas dos transtornos alimentares e da imagem corporal negativa nas escolas do município de Barbacena – MG.
“Ao longo do desenvolvimento do projeto, aproximadamente 150 meninas, com idade entre 13 e 18 anos, já participaram das atividades do grupo de trabalho. No ano passado, o grupo também publicou um trabalho neste mesmo congresso, no qual foi descrito o protocolo do estudo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho.”, destacou a professora Ana Carolina Soares Amaral.
As publicações do Campus Barbacena não pararam por ai. O Núcleo de Ciências Ambientais do Campus Barbacena também teve 2 trabalhos publicados no Congresso.
Um deles intitulado "Elaboração de Tecnologia Educativa do Tipo Livro Para Ações de Educação Ambiental Com o Público Infantil da Reserva Cultural e Ambiental de Barbacena - MG", foi escrito pelas alunas Gabrielle Cristina Perpetuo Silva, Laura Nogueira Souza, Débora Braga da Costa, Maria Alice dos Santos Alves e pelos professores Ricardo Tayarol Marques e Antonia Samylla Oliveira Almeida. O objetivo foi apresentar a importância da adaptação de metodologias para ações educacionais de conscientização ambiental.
O outro artigo do Núcleo, com esse mesmo objetivo, foi "Utilização de Série Educativa para a Divulgação Científica de Ações do projeto SeroEPE". o texto foi escrito pelas estudantes Maria Alice Alves, Débora Braga da Costa, Gabrielle Cristina Perpetuo Silva, Laura Nogueira Souza, e pelos professores Eduardo Sales Machado Borges e Antonia Samylla Oliveira Almeida.
"Os trabalhos fazem parte do "Grupo Ciências Ambientais Aplicadas" em desenvolvimento das ações do Edital SEROEPE. O Projeto " Ações de gestão ambiental na Reserva Ambiental e Cultural de Barbacena" teve parte dos seus resultados obtidos publicados em formato de artigos. Ambas as publicações apresentaram como temática central o desenvolvimento de metodologias para ações de educação ambiental com diversos públicos e a divulgação científica acessível possibilitando uma maior conscientização da população em geral e da comunidade acadêmica.", explicou a professora Antonia Samylla Oliveira Almeida.
O CoBICET é o evento que propõe por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar.
Em 2024, o tema foi “Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia”.