Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores e alunos do Campus Barbacena publicam artigos no CoBICET

Professores e alunos do Campus Barbacena publicam artigos no CoBICET

O Campus Barbacena teve 4 artigos aprovados no Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Saúde e Tecnologia (CoBICET). Os trabalhos são de alunos e professores do Núcleo de Educação Física da Instituição.

O artigo “Análise da relação cintura-quadril índice de massa corporal e força preensão palmar de idosos” foi escrito pela Natália Silva Limas (acadêmica de Licenciatura em Educação Física) , Karoline Lages Borges (acadêmica de Licenciatura em Educação Física) , Scheila Antunes (co-orientadora – docente), Amanda Brown (orientadora – docente). O trabalho refere-se aos resultados de pesquisa de iniciação científica realizada junto ao projeto de extensão "Ginástica Para Todos - GPT no IF", no ano de 2023, coordenado pelas professoras autoras do artigo.

O Projeto de pesquisa (iniciação científica com financiamentos do IF Sudeste MG e FAPEMIG), teve como objetivo analisar os impactos da prática regular da GPT em pessoas com 60+ anos em aspectos físicos e motores dos praticantes. O artigo relata apenas uma parte dos dados coletados e analisados, no caso, aspectos físicos.”, explicou a professora Scheila Antunes.

As docentes Scheila Espindola Antunes e Amanda Brown, também são autoras de outro trabalho aprovado no Congresso denominado “Efeitos de um programa de Ginástica para Todos’ sobre a capacidade física e qualidade de vida de idosos.” O artigo foi escrito junto com as estudantes de Licenciatura em Educação Física, Karolaine Lages Barros, Natália Silva Limas. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de um programa de "Ginástica para Todos" (GPT) sobre a capacidade física e a qualidade de vida de idosos participantes do projeto de extensão "GPT no IF".

A coleta de dados da pesquisa foi realizada no projeto de extensão ‘GPT no IF’, desenvolvido no ano de 2023, coordenado pelas professoras Scheila Antunes e Amanda Brown. O projeto foi financiado, através de bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O trabalho foi publicado no Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (CoBICET) em formato de resumo expandido.”, explicou a professora Amanda Brown.

No Campus Barbacena, o Projeto "O Corpo na Escola" foi publicado em formato de artigos pela segunda vez no Congresso. Intitulado “Análise da prevalência de insatisfação e apreciação corporal de meninas adolescentes de Barbacena – MG”, o trabalho foi escrito pela discente em Licenciatura em Educação Física, Franciene Gonzaga Dias, e pelas professoras Scheila Espíndola Antunes, Amanda Fernandes Brown e Ana Carolina Soares Amaral.

O trabalho teve o objetivo de avaliar a prevalência de insatisfação e apreciação corporal de meninas adolescentes do município de Barbacena-MG.Os dados apresentados no artigo são fruto das coletas de dados realizadas nos anos de 2021 a 2024, durante as atividades do Grupo de Trabalho "O Corpo na Escola", do Projeto SeroEPE. Esse grupo tem como finalidade principal desenvolver atividades preventivas dos transtornos alimentares e da imagem corporal negativa nas escolas do município de Barbacena – MG.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, aproximadamente 150 meninas, com idade entre 13 e 18 anos, já participaram das atividades do grupo de trabalho. No ano passado, o grupo também publicou um trabalho neste mesmo congresso, no qual foi descrito o protocolo do estudo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho.”, destacou a professora Ana Carolina Soares Amaral.

O CoBICET é o evento que propõe por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar.

Em 2024, o tema foi “Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia”.

Fonte: https://www.even3.com.br/cobicet2024/

registrado em: ,