Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto “Passando a boiada” do setor cimenteiro: gestão ambiental empresarial e lobby no célere processo de aprovação da resolução CONAMA nº 499 abre vaga para bolsista.
conteúdo

Geral

Projeto “Passando a boiada” do setor cimenteiro: gestão ambiental empresarial e lobby no célere processo de aprovação da resolução CONAMA nº 499 abre vaga para bolsista.

Vaga é destinada para alunos do curso de Gestão Ambiental

Título do Projeto: “Passando a boiada” do setor cimenteiro: gestão ambiental empresarial e lobby no célere processo de aprovação da resolução CONAMA nº 499.

Referência do Edital: EDITAL 04/2021 – PROPPI XII PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CNPq/IF SUDESTE MG – 2021/2022 Campus: BARBACENA

Tipo(s) de bolsa(s) solicitada(s): PIBIC

Quantidade de bolsas solicitadas: 1

Carga horária semanal e semestral prevista para cada participante: Semanal: 20 HORAS

                                                                                                                          Semestral: 380 HORAS

RESUMO DO PROJETO A SER DESENVOLVIDO ENTRE SETEMBRO DE 2021 E 31 DE AGOSTO DE 2022:

A elevada dependência de fontes de energia para a produção do cimento vem impelindo, desde os anos de 1990, as empresas desse setor a adotarem estratégias para diminuir seus custos de produção. Uma dessas estratégias é a coincineração de diversos resíduos em fornos de clínquer. O setor cimenteiro a apresenta como ambientalmente segura. Entretanto, essa atividade é atacada por movimentos ambientalistas em decorrência do seu potencial efeito danoso sobre a saúde humana. Mesmo diante diversas críticas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles (2019-2021), encaminhou de forma célere, no âmbito do CONAMA, a aprovação da resolução nº 499 que beneficia o setor cimenteiro e a prática de coincineração. Propõe-se compreender como a gestão ambiental empresarial encontra-se imbricada nos entrelaçamentos dos interesses corporativos com a política a fim de conformar um real com sólido suporte jurídico para as ações empresariais em detrimento do interesse público sob o paradigma da modernização ecológica. Para tanto, além da revisão bibliográfica acerca da problemática, faremos a análise do conteúdo das transcrições das reuniões realizadas no âmbito do CONAMA que culminaram na aprovação da referida resolução. Espera-se, de tal maneira, contribuir para a construção de instrumentos de defesa de direitos de grupos politicamente mais fragilizados.

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A BOLSA:

A bolsa terá vigência de até 12 (doze) meses. Conforme tabela do CNPq, até a presente data, as bolsas PIBIC/CNPq, PIBIC Af/CNPq e PIBIC/IF Sudeste MG, modalidade graduação, terão valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais). O período de vigência das bolsas é de 01 de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022. O bolsista selecionado estará sujeito ao cumprimento de 20 (vinte) horas semanais, respeitando o horário de trabalho firmado com o orientador.

Para maiores informações leia o Aviso para seleção

Para inscrições acesse o Formulário

registrado em: