Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto de Extensão “Barbacena e seu Patrimônio Cultural e Turístico” realiza visitas guiadas pelos patrimônios da cidade

Nos dias 03 e 05 de setembro o projeto de extensão “Barbacena e seu Patrimônio Cultural e Turístico” realizou duas visitas guiadas ao patrimônio da cidade. Os alunos do Colégio Imaculada Conceição tiveram a oportunidade de conhecer a história do Município e do Museu Sade.

"Atualmente nas visitas guiadas são utilizados alguns recursos pedagógicos, tendo em vista que esses proporcionam condições favoráveis para o desenvolvimento emocional e cognitivo. O trabalho realizado possui 4 fases: 1ª Trabalhando conceitos do Patrimônio: Na primeira fase os alunos são reunidos em um círculo e é apresentado de forma objetiva os conceitos sobre patrimônio, identidade e memória. Os estudantes são estimulados a refletirem sobre o tema através de perguntas. 2ª Caça ao Patrimônio: As crianças são divididas em grupos pequenos e logo em seguida são distribuídas fotografias das partes dos bens de Barbacena. O objetivo é fazer com que os alunos durante o percurso tentem encontrar o bem patrimonial representado na foto. Assim que é identificado é explicado a história como também a importância daquele patrimônio para a sociedade. 3 ª Visita ao Museu Sade: Essa visita é de grande valor, tendo em vista que se trata de um local de memória pessoal do Senhor Antônio Sade. O museu possui a maior coleção de videogames, canetas e lápis de cor, isso cria nas crianças a curiosidade e o sentimento de valorização. 4º Aplicação dos desenhos: É feita uma avaliação após a visita. É adotado o registro da aprendizagem por meio da arte.Os alunos desenham em uma folha o que foi absorvido por eles. Portanto, deve-se ressaltar que as etapas citadas são utilizadas apenas com alunos do maternal ao 7º ano do ensino fundamental. Adolescentes, jovens e adultos são trabalhados de forma diferente, aplicando questionários e empregando conceitos mais amplos. ", destacou a bolsista do projeto Débora Ester.