Geral
Projeto de extensão do Campus Barbacena incentiva a formação de novos leitores
O projeto de extensão do IF Sudeste MG - Campus Barbacena "No Ponto: espaços comunitários de acesso à leitura" consiste em distribuir pela instituição quatro pontos de leitura nas áreas que ficam distante da biblioteca e que são de livre acesso para comunidade em geral:
- Prédio Anexo;
- Jardim principal do Prédio Sede;
- Núcleo de Zootecnia (NZ);
- Núcleo de Agricultura (NA).
"Todo passante é um leitor em potencial, seja ele aluno, servidor, servidor terceirizado e/ou visitante. O empréstimo é totalmente livre de prazo, quantidades. Pretende-se assim contribuir com o amadurecimento da sua comunidade através da prática educativa inclusiva de acesso à leitura e formar atores sociais conscientes e críticos da realidade a qual pertencem.", explicou a coordenadora do projeto, a bibliotecária Érica Veloso Pimentel de Mello.
Ela enfatiza ainda que "a criação de espaços compartilhados de leitura ampliam o acesso ao conhecimento, geram novas possibilidades de entretenimento, cultura e lazer e criam vínculos com a comunidade."
Como funciona o autoempréstimo:
Cada Ponto de Leitura possui um QR Code que, através da câmera do celular ou aplicativo específico, levará o leitor para um formulário de autoempréstimo. Lá ele terá dentre o registro de dados a opção de escolher entre: empréstimo; devolução, consulta local ou doação de um livro. Poderá também conhecer mais sobre o projeto através do vídeo de apresentação.
O preenchimento do formulário de autoempréstimo não é uma exigência para realização dos empréstimos, o objetivo é a coleta de informações para uso educacionais e avaliação dos resultados, além de promover uma educação autônoma e responsável da comunidade, portanto, o preenchimento ajudará a guiar as ações em prol do desenvolvimento e melhoramento do Projeto.
Orientações para circulação dos materiais:
- Levar para casa e devolver quando quiser em um dos Pontos de Leitura;
- Pegar em um Ponto de Leitura e devolver em outro Ponto Leitura diferente do que você pegou;
- Pegar e devolver no mesmo Ponto de Leitura;
- Cuidar com carinho do livro que estiver com você;
- Doar novos livros para o projeto.
Arrecadação do acervo:
Os pontos de leitura serão abastecidos pela própria comunidade, ou seja, foi lançada uma campanha de arrecadação de livros e ela será permanente. Quem desejar pode contribuir doando de livros de literatura brasileira e estrangeira (romance, poesia, conto, crônica), biografias, livros de autoajuda, histórias em quadrinhos, cordéis, literatura infantil e outras obras de entretenimento. Assim como todos usuários poderão doar novos títulos nos Pontos de Leitura para serem circulados.
Participe!