Geral
Projeto de saúde mental do trabalhador publica campanha sobre o "Dia Nacional e Mundial do Diabetes"
O projeto de pesquisa do Campus Barbacena denominado "Impacto do Trabalho na saúde mental do Trabalhador: a depressão e a ansiedade como resposta subjetiva ?" divulgou uma campanha sobre o "Dia Nacional e Mundial do Diabetes".
O projeto, realizado pelo professor Alexandre Bartoli em parceria com alunos e servidores da Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Barbacena, fará ao longo dos meses diversas publicações relacionadas à saúde mental. Veja abaixo:
Dia Nacional e Mundial do Diabetes – 14 de Novembro
“Cuidar-se, quando, senão agora?”
O Dia Mundial do Diabetes é um alerta para a importância de cuidar da saúde em todos os aspectos, com foco na prevenção e controle dessa condição que afeta milhões de pessoas. Diabetes é uma doença crônica que pode ter consequências sérias se não for controlada, mas, com acompanhamento adequado e mudanças no estilo de vida, é possível manter a qualidade de vida e evitar complicações.
O que é o diabetes?
Diabetes mellitus é uma condição em que o organismo não consegue regular adequadamente os níveis de glicose no sangue,. Os tipos mais comuns são:
- Diabetes Tipo 1: De origem autoimune, geralmente diagnosticado na infância ou adolescência, requer insulina para controle.
- Diabetes Tipo 2: Está associado a fatores como sedentarismo, má alimentação e obesidade. É mais comum em adultos e pode ser controlado com mudanças no estilo de vida e medicamentos.
- Diabetes Gestacional: Ocorre durante a gravidez e pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.
Cuidar-se hoje para viver melhor amanhã
O tratamento e a prevenção do diabetes são pautados em um tripé: alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e controle médico contínuo. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no manejo da doença e na qualidade de vida dos indivíduos. Sempre que puder realizar o exame de glicemia capilar, pode ser realizado em farmácias e é um ótimo exame de prevenção, se você tem casos próximos na família, faça sempre que possível. Se for pré diabetico melhore hábitos alimentares e siga sempre as instruções de seu médico.
Dicas para a prevenção e controle do diabetes
- Alimente-se Bem: Opte por alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e grãos integrais, e evite o excesso de açúcares e gorduras saturadas.
- Pratique Atividade Física: Movimentar-se regularmente ajuda no controle da glicemia e contribui para o equilíbrio do peso corporal. A atividade física como a musculação tem grande contribuição no controle da diabetes, a contração muscular ativa a proteína GLUT4, que tem a função de transporte de glicose.
- Monitore a Glicemia: Para quem já foi diagnosticado, acompanhar os níveis de glicose é essencial para um bom controle da doença. Pacientes com diabetes tipo 1 têm acesso gratuito ao aparelho e também as fitas usadas para o controle glicêmico, esteja atento sempre a data de validade das fitas. Pacientes diabetes mellitus tipo 2, sempre que possível realizar o controle, sendo ideal ao menos 2 vezes por semana em jejum e pós prandial.
- Esteja Atento aos Sinais: Sintomas como sede excessiva, fadiga, visão turva e aumento da frequência urinária são sinais de alerta e devem ser investigados.
- Apoio e Acompanhamento Médico: Manter consultas regulares é essencial para o ajuste do tratamento e para o monitoramento da saúde como um todo. Paciente diabético sempre acompanhar com seu médico a realização do exame de glicemia glicada, esse exame trará maior panorama de como anda seus índices glicêmicos, além de ajudar a monitorar a saúde do coração
Cuidar-se quando, senão agora?
A prevenção é o melhor caminho para evitar complicações e promover a saúde. Neste Dia Mundial do Diabetes, a Coordenação de Gestão de Pessoas - CGP convida todos os servidores a refletirem sobre a importância do autocuidado e a tomarem atitudes concretas em prol de sua saúde. Lembrando que o cuidado consigo mesmo é uma prioridade que pode fazer a diferença a cada dia. Pratique atividade física, e se alimente bem, evite processados e ultraprocessados, dê prioridade a alimentos naturais, desembrulhar menos e descascar mais. Além de prevenir doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2 você ganha qualidade de vida.