Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto IF-Aves será apresentado no 17° Encontro Brasileiro de Observação de Aves – AVISTAR 2024, na USP

São três dias (17 a 19 de maio) de encontros, congressos, feira exposições lançamento de livros e inúmeras outras atividades.

O aluno Samuel de Paula Andrade, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, egresso do Curso Técnico em Hospedagem e ex-bolsista do Projeto IF-Aves, coordenado pelo Professor Valdir José da Silva, apresentará o Trabalho "IF-Aves – Ciência Cidadã, meio ambiente e turismo ecopedagógico: observação de aves no IF Sudeste MG – Campus Barbacena", no 17° Encontro Brasileiro de Observação de Aves – AVISTAR 2024, na USP – de 17 a 19 de maio de 2024. Trata-se de uma grande celebração das aves e da natureza. São três dias de encontros, congressos, feira exposições lançamento de livros e inúmeras outras atividades.

O trabalho que será apresentado pelo Samuel aborda os resultados do projeto de extensão IF- Aves, que tem o intuito de promover a educação e a interpretação ambiental por meio da prática do Turismo Ecopedagógico, especialmente de atividades de observação de aves nas dependências do IF Sudeste MG - Campus Barbacena - MG.

O projeto foi realizado em 2022 e 2023, motivado pelas experiências familiares trazidas por um aluno do Curso Técnico Integrado em Hospedagem, que desenvolveu a prática de observação de aves juntamente com seu pai e irmão na propriedade familiar em Andrelândia – MG. Nos dois anos de Projeto, foram realizados levantamentos, identificação e registro de 110 espécies diferentes de aves, inclusive, algumas em ameaça de extinção. Além disso houve visitas guiadas com estudantes e servidores do IF Sudeste MG, bem como visitas com a comunidade externa, especialmente escolas.

As experiências bem como o registro das espécies foram apresentadas em eventos municipais, tais como: Feira Científica de Barbacena – FECIB; Semana Ambiental Integrada do Município. "A experiência demonstrou-se exitosa e, consequentemente, o projeto continuará a ser desenvolvido em 2024, ampliando a âmbito de atuação para além dos limites do IF Sudeste – MG, abrangendo a prática da observação de aves, também, in loco nas escolas municipais e propriedades rurais do município.", finalizou o professor Valdir José da Silva.

Site o AVISTAR: https://www.avistarbrasil.com.br/av20/

Site do Projeto: https://if-aves.github.io/IF-Aves/