Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Propriedade de Agricultura Familiar de Senhora das Dores é palco de discussões e reflexões

Propriedade de Agricultura Familiar da comunidade rural de Senhora das Dores é palco de discussões e reflexões para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

O professor José Alcir Barros de Oliveira e seus alunos da disciplina de Extensão Rural do curso de Agronomia do Campus Barbacena tiveram a oportunidade, no dia 17 de junho, de passar uma manhã rural, conhecendo a realidade de uma família de agricultores que vivem das atividades da olericultura e bovinocultura de leite, no sítio dos Ipês, comunidade rural de Senhora das Dores, Barbacena-MG.

A proposta inicial, dentro das premissas da disciplina é de mostrar a realidade da agricultura familiar local, discutindo e refletindo potenciais e fragilidades da família rural dentro do complexo mundo do agronegócio, almejando alcançar as metas do DRS - Desenvolvimento Rural Sustentável.

“O Senhor Neosérgio e a sua esposa Ana recepcionou com muito carinho e atenção o grupo e estiveram a todo momento assistindo-lhes , primeiro com uma oração de agradecimento a Deus e após uma conversa introdutória sobre suas histórias de vida, terminando com uma caminhada técnica pelo sítio, discutindo aspectos de sustentabilidade nas áreas produtivas de hortas, gado de leite e suinocultura caipira.”, destacou o professor José Alcir Barros de Oliveira .

Conforme o professor, os alunos ficaram interessados e entusiasmados com o compromisso do casal para com os cuidados com as nascentes, onde visitaram uma nascente protegida e muito bem cuidada. Também puderam evidenciar a questão da sucessão familiar que acontece nesta família, onde o filho mais velho tem apoio dos pais e está à frente do projeto de produção de leite com vacas melhoradas de raça holandesa e boa infraestrutura de alimentação e ordenha.

“No final da visita o casal nos presenteou com uma mesa repleta de “produtos da roça”, onde tomamos um delicioso café com as quitandas artesanais locais. Parabenizamos ao casal pelo dinamismo e trabalho compromissado com o desenvolvimento sustentável e agradecemos pela atenção e disposição em atender nossas demandas educacionais e profissionais nesta parceria entre escola e comunidade, importante para a formação do profissional das ciências agrárias,” acrescentou o professor José Alcir.

Texto:  José Alcir

Fotografias: Isabella Carvalho