Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Samambaias em Barbacena-MG: divulgação de TCC em livro sobre meio ambiente
conteúdo

Geral

Samambaias em Barbacena-MG: divulgação de TCC em livro sobre meio ambiente

Egressas e professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Barbacena publicam capítulo de livro sobre as samambaias em Barbacena.

"A curiosidade é geradora de perguntas. As perguntas nas áreas de biologia podem ser sobre a nossa biodiversidade vegetal. Dentre as inúmeras plantas interessantes estão as samambaias. As samambaias, ocorrem em Barbacena-MG e foram pesquisadas por estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas. O resultado deste foi o Trabalho de Conclusão de Curso e que serviu também à divulgação em capítulo de livro.", explicou o professor  José Emílio Zanzirolani de Oliveira.

A pesquisa se refere ao trabalho de conclusão de curso de Ana Maria de Melo e Silva, Eloisa de Jesus Alves, Angélica Ferreira Forsan, com a parceria do orientador e coordenador do LIFE do Campus Barbacena, professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira, com a Lívia Lara Alves, vice-curadora do Herbário da UFSJ.

"O trabalho prático realizado na Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), em Barbacena-MG, objetivou obter dados de coleta e identificação das samambaias das que ocorriam em cerca de 1 km de percurso nas bordas da inativa EFOM, entre as localidades de Campolide (distrito de Antônio Carlos, MG) e bairro Serra Verde (Barbacena, MG). Barbacena encontra-se na transição entre Cerrado e Floresta Atlântica, com representantes deste dois biomas brasileiros. Os resultados revelaram 10 famílias botânicas, com as plantas depositadas no Herbário da UFSJ, em São João del-Rei-MG. Concluiu-se que a nossa terra e os seres que estão em nosso convívio devem ser conhecidos e valorizados, afirmam os autores.", explicou o professor.

O chamado a ler o artigo (download) é o movimento do conhecer – veja no link: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/ocorrencia-de-licofitas-e-samambaias-no-trecho-inativado-da-estrada-de-ferro-oeste-de-minas-barbacena-mg

Por: José Emílio Zanzirolani de Oliveira.

registrado em: