Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Semana do Alimento Orgânico movimenta Campus Barbacena
conteúdo

Geral

Semana do Alimento Orgânico movimenta Campus Barbacena

O IF Sudeste MG- Campus Barbacena promoveu a Semana do Alimento Orgânico nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

O IF Sudeste MG- Campus Barbacena promoveu a Semana do Alimento Orgânico nos dias 3, 4 e 5 de outubro. A programação contou com palestras sobre análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, relatos sobre recuperação alimentar, mesa redonda sobre consumo de alimentos orgânicos, exposição de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e participação em feira com apresentação sobre produção e consumo consciente de alimentos orgânicos. 

O evento é uma parceria dos Campi  do IF Sudeste MG - Barbacena, Muriaé e Rio Pomba e integra projetos de extensão do Instituto. Em Barbacena estavam envolvidos na organização do evento os cursos de Nutrição, Agronomia, Gestão Ambiental e Tecnologia de Alimentos. Além disso, a equipe do grupo de estudos, Agroecologia de Pé no Chão, e do projeto de extensão, Qualidade de Vida e Ambiente, contribuíram para a diversidade de áreas. 

A Semana do Alimento Orgânico é organizado todos os anos para oferecer informações a sociedade quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como produzi-los. Para o Professor José Emílio Zanzirolani, um dos idealizadores do projeto, a interação entre os campi é muito importante. “Os três campi trabalham com a agroecologia, uma forma ecológica de produzir o alimento. Por isso, é significativo realizar trabalhos mostrando que é possível produzir alimentos de forma integrada com a natureza, ou seja, sem degradação.”

“O evento trouxe discussões sobre o sistema agroalimentar que são emergentes na atualidade. Questões ambientais globais têm suas raízes no formato de produção do campo. A liberação de defensivos agrícolas está batendo recorde no Brasil no ano de 2019. Com isso, a saúde pública será afetada, pois é colocado em esquecimento a necessidade da segurança e soberania alimentar.”, finalizou Rayane Barreto, aluna do Curso em Nutrição do Campus Barbacena 






registrado em: