Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Semana Nacional de Educação Física foi sucesso!

Semana Nacional de Educação Física foi sucesso!

Evento aconteceu no canal oficial do Youtube do IF Campus Barbacena, entre os dias 18 e 22/10 e teve mais de 2500 views.

A 1º Semana Nacional da Educação Física foi uma oportunidade de discutir vários temas importantes sobre o movimento humano. Professores e profissionais de Educação Física que são referência no mercado de trabalho abordaram questões pertinentes ao contexto atual, os quais eram pautados em 3 grandes eixos: Infância, escola e desenvolvimento.

No eixo escolar o professor Daniel Souza Pinto falou sobre os desafios e benefícios de ensinar esportes não- convencionais na Educação Física escolar. Durante sua fala sugeriu como possibilidades o rugbe , esgrima, corfebol e outros. A Pedagoga Taciana dos Anjos Nascimento, por sua vez, abordou de maneira divertida a relação entre o desenvolvimento motor e o processo de alfabetização, dando destaque aos aspectos grafomotores e pré- requisitos da leitura.

No eixo da infância o professor e Personal Kids Vitor Aguiar falou sobre o trabalho do profissional de Educação Física no ambiente domiciliar, assim como as vantagens de oferecer um serviço personalizado. A professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal Campus, Scheila Antunes, estabeleceu uma reflexão sobre a importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira na formação social da criança, principalmente em época de distanciamento social.

O Fisioterapeuta Dr. Lucas Villalta Santos nos presentou com uma palestra cheia de “fofuras” ao explicar quais são os marcos motores da primeira infância e como eles se manifestam no dia a dia do bebê. Na mesma vertente o professor de Educação Física e influencer Fernando Provete relacionou a coordenação motora e as várias formas de estimular autonomia e independência nos pequenos, e como as habilidades motoras tem um papel fundamental nesse processo.
Ainda no eixo da infância a professora do Instituto Federal Amanda Brown mediou uma pauta que ainda é tabu para muitas pessoas, esclarecendo os mitos e verdades sobre Treinamento Resistido na infância.

No eixo de desenvolvimento a professora do Instituto Federal, professora Ana Carolina Amaral abriu a Semana Nacional da Educação Física apresentando aos ouvintes aspectos sócio-culturais que podem influenciar a relação com nosso corpo e destacou a importância do movimento na construção da imagem corporal de crianças, jovens e adultos.

O assunto da palestra do professor de Educação Física Felipe Paschoal foi Avaliação Motora, onde o ponto chave foi a variabilidade de métodos e instrumentos de avaliação motora aplicáveis em contexto escolar e não escolar que os professores de Educação Física podem utilizar para otimizar o desenvolvimento de seus alunos.

A idealizadora do evento e professora de Educação Física Natália Oliveira incitou uma perspectiva diferente do conceito “Motricidade” e qual sua relação com o desenvolvimento infantil. Destacou a importância do movimento na estimulação cognitiva durante a primeira e segunda infância.

No último dia de evento, o professor de Educação Física Felipe Augusto de Lima Barbosa, abordou o tema Autismo e Desenvolvimento Motor, emocionando a todos ao discorrer sobre os desafios e as maravilhas de atuar na área de reabilitação de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

Confira todos os vídeos na playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLdu87PC2FlS1CtiT3DrZjwQ32nFR5mZdO