Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > SeroEPE em ação!
conteúdo

Geral

SeroEPE em ação!

Confira um pouco do que rolou no evento de divulgação do Projeto SeroEPE

O evento “SeroEPE em ação!” aconteceu no último dia 17 de agosto, com o intuito de divulgar os Grupos de Trabalho que compõem o Projeto, bem como apresentar as ações desenvolvidas pelos mesmos desde 2021, ano em que as atividades iniciaram. 

Para Kamila Magri, bolsista do Grupo Palco, “Durante o período de divulgação do mural, ao discutir o projeto SeroEPE e seu componente educacional, foi enriquecedor a possibilidade da troca de informações e diálogo com os colegas bolsistas envolvidos em outros projetos que também estavam divulgando seus respectivos projetos. O papel de bolsista de ensino no projeto SeroEPE não só me proporcionou a oportunidade de observar e analisar, mas também de compreender profundamente a aplicação do ensino através do teatro. Foi fascinante testemunhar o progresso dos estudantes e atores do projeto, não apenas em termos acadêmicos, mas também no contexto social. A utilização da metodologia de sala de aula invertida e sua aplicação no teatro se destacaram, e foi gratificante observar como os alunos foram capazes de assimilar o conhecimento adquirido e transmiti-lo de forma eficaz na representação final da peça “Baile dos órgãos”.

O Grupo Palco começou em 2021 como atividade integrada de ensino, pesquisa e extensão do Projeto SeroEPE, submetido à Diretoria de Pesquisa do Campus Barbacena. Em sua primeira versão, teve como objetivo pesquisar a existência de grupos de teatro nos IFs do Brasil. A ação extensionista foi em parceria com as Escolas Estaduais Adelaide Bias Fortes e Amílcar Savassi e a Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale. Os alunos vinham para o Campus participar de oficinas de teatro e, ao fim do projeto, participaram da produção da peça “Olha pra mim”, apresentada para o público destas escolas. A ação de ensino foi feita nas oficinas em que estudavam as artes cênicas e técnicas teatrais. A segunda versão do projeto foi em 2022: na pesquisa, o objetivo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o teatro como metodologia de ensino; a ação extensionista foi feita com as mesmas escolas e ao final foi apresentada a peça “Baile dos Órgãos” para o público das referidas escola; a ação de ensino aconteceu nas oficinas com a participação de alunos do IF e alunos das escolas parceiras. Em 2023 o Grupo Palco tem o objetivo de pesquisar a história dos grupos de teatro mais representativos de Barbacena; continuar com as parcerias das escolas e realizações de oficinas com atores convidados. Além disso, agora o Grupo Palco tem uma diretoria composta por 5 alunos do Ensino Médio Integrado, que organiza toda a produção das peças e dirige o Grupo. Atualmente, além da diretoria, a equipe é composta por 3 docentes, 1 técnica administrativa (pedagoga), 3 alunos bolsistas. Sempre que há oficinas a diretoria divulga para os alunos participarem. Geralmente uma oficina por mês é aberta a quem se interessar. Em agosto e setembro, o Grupo Palco está concentrado em ensaios porque apresentarão a peça “Olha pra mim” no evento em São João Del Rey, o VII ENNEABI.

A professora Ana Carolina Amaral, líder do Grupo “O Corpo na Escola” e presidente da comissão de acompanhamento do Projeto SeroEPE destacou a importância do evento na consolidação dos grupos de trabalho: “É muito importante ter esses momentos para compartilharmos nossas experiências com a comunidade do Campus. Como nossas atividades são desenvolvidas fora do IF, apresentar o trabalho que desenvolvemos para nossos pares é muito gratificante! Além disso, faz com que nossos pares conheçam mais sobre as atividades que desenvolvemos, valorizando cada vez mais nossas ações.”

A proposta do Grupo “O Corpo na Escola” se baseia no desenvolvimento de uma atividade principal relacionada à extensão, que consiste na disseminação de um programa preventivo dos transtornos alimentares nas escolas do município de Barbacena-MG. Além disso, o grupo de trabalho engloba uma atividade complementar de ensino, a qual envolve a elaboração de materiais pedagógicos (impressos e midiáticos) para conscientização de pais, professores, gestores e alunos, a respeito da importância de se prevenir os problemas relacionados à insatisfação corporal. Já a atividade auxiliar, consiste no desenvolvimento de um ensaio clínico buscando avaliar a eficácia da intervenção proposta na atividade principal, comparando-a à conscientização através do material educativo, desenvolvido na atividade complementar. As atividades do grupo se justificam pelo fato de os transtornos alimentares serem síndromes psiquiátricas de elevada mortalidade, cuja prevalência e incidência vêm aumentando nos últimos anos, especialmente entre os adolescentes. Dessa forma, programas preventivos que reduzam os fatores de risco para o desenvolvimento desses transtornos são encorajados e considerados iniciativas de saúde pública.

O terceiro grupo é o “CiAmbApli”. Este grupo trabalha temáticas ambientais, tanto no meio físico, químico e biológico, como econômico e social e conta como área de estudo a antiga Estação Sericícola de Barbacena – MG, atualmente denominada Reserva Ambiental e Cultural de Barbacena. A área apresenta um excelente potencial como espaço informal de aprendizagem, e possibilita uma abordagem histórica relacionada ao uso e ocupação da área pela antiga fábrica de seda e sua cultura de produção, sendo considerada um patrimônio local, além da abordagem de viés ambiental. A aplicação de projetos indissociados permitem o desenvolvimento de práticas de pesquisas nas temáticas qualidade de água, avaliação de impactos ambientais, levantamento de exemplares da flora, dentre outros, além de  ações de educação ambiental de modo informal, através da exploração das potencialidades dos espaços extraescolares como ferramentas e elaboração de materiais pedagógicos para utilização em diversas disciplinas dos cursos Bacharelado em Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Meio Ambiente. O projeto conta com uma equipe formada 5 docentes e 3 alunos bolsistas e recentemente estabeleceu uma Parceria com o Grupo Ponto de Partida para contribuir com as diversas ações realizadas na área.

Para a Diretora de Pesquisa, professora Fabianne Furtado, os grupos vêm desempenhando com brilhantismo o projeto idealizado há 2 anos. “A proposta de trabalhar de forma integrada, orgânica, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, cumpre com as finalidades dos Institutos Federais e alcança a todos os envolvidos, servidores, estudantes, e comunidade externa com grande impacto e extrema relevância”, finalizou.

 

 

 

registrado em: ,