Geral
Servidora do Campus Barbacena disponibiliza cursos online para comunidade acadêmica
Desde do início da pandemia do coronavírus, e consequentemente do isolamento social, servidores do Campus Barbacena, preocupados com a durabilidade deste período e a possível necessidade de adaptação ao sistema de ensino remoto, solicitaram cursos de aperfeiçoamento com o intuito de se prepararem para as novas tecnologias. Dessa forma, Valéria Bergamini, Técnica em Assuntos Educacionais do IF Barbacena, considerando sua experiência tanto prática quanto científica na modalidade de Ensino a Distância, atendeu aos pedidos e compartilhou seus conhecimentos.
Até o momento foram disponibilizados quatro cursos. São eles: Introdução ao Google Classroom, Introdução ao Google Forms, Introdução ao Google Sites e Introdução a Metodologias Ativas. Este último teve a parceria do servidor Marcell Cavalari. Estas capacitações são ofertadas com o apoio da Diretoria de Ensino do Campus Barbacena.
Os três primeiros cursos ofereceram mais de 320 certificados. Há ainda dois cursos em andamento: a segunda edição do curso “Introdução ao Google Classroom” destinado a servidores e o curso “Introdução a Metodologias Ativas” destinado a discentes do Campus Barbacena. .Os materiais foram disponibilizados na rede e podem ser acessados no endereço virtual: https://sites.google.com/view/valeriaifet/cursos
Segundo Valéria, os cursos tem como objetivo oferecer capacitação para servidores sobre metodologias ativas e ensino remoto, utilizando ferramentas Google, disponíveis no e-mail Institucional. “Importante salientar que os cursos não visam estimular ou desestimular a oferta durante o período de distanciamento social, mas sim refletir sobre as possibilidades e desafios, considerando que muitos discentes não têm condições de acesso ao mundo digital”, destaca.
Para a servidora, esses aprendizados são relevantes considerando a preparação tanto para o ensino remoto ou introdução a educação a distância, quanto a preparação de docentes e discentes para a utilização de novas metodologias de ensino, incluindo as tecnologias aplicadas à educação, visando a inclusão digital. “Além disso, o Google Forms e Google Sites são ferramentas que podem ser utilizadas em pesquisas, eventos, comércio, entre outros”, finaliza.
Por fim, Valéria ressalta que caso exista demanda, em agosto será ofertado o curso “Introdução ao Google Sites”.