Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!

Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!

Os alunos do quarto período do curso Técnico em Enfermagem realizam durante o mês de setembro a Campanha de Prevenção ao Suicídio.

Os alunos do quarto período do curso Técnico em Enfermagem realizam durante o mês de setembro a Campanha de Prevenção ao Suicídio cujo lema deste ano é: “Se precisar, peça ajuda”, a partir de ações educativas nas turmas dos cursos técnicos integrados, subsequentes e graduação e confecção de painéis com mensagens de apoio e encorajamento para o autocuidado emocional.

Sabe-se que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios por ano em nível mundial, o que representa 1% dos óbitos de todo o planeta. Como há indícios de episódios subnotificados, estima-se que as ocorrências anuais ultrapassem um milhão.  Esses números são alarmantes e trazem consigo a preocupação com a prevenção ao autoextermínio.

Todos são responsáveis pelos seus sentimentos e por proporcionar uma escuta acolhedora ao outro. Tristeza, apatia pela vida, falta de objetivos, alterações bruscas, luto, ansiedade, dentre outras, são possíveis gatilhos que mostram as fragilidades do ser humano e que podem proporcionar pensamentos suicidas e, até mesmo, o ato.

Portanto, é preciso prestar mais atenção em nós mesmos e nas pessoas que nos rodeiam.

Na necessidade de conversar com alguém sobre o desejo de suicídio procure um profissional especializado, entre em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) - 188, que atende 24 horas e, no IF, procure o CAE para encaminhar suas demandas.

Cuide-se, a sua vida é muito importante!