Geral
Trabalhos premiados na VIII FECIB são finalistas da FEBRACE
Dois trabalhos premiados na VIII Feira Científica de Barbacena (FECIB) pelo IF Sudeste MG, Campus Barbacena foram indicados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Os trabalhos foram apresentados por alunos do IF Sudeste MG - Campus Barbacena e são finalistas da FEBRACE.
O trabalho “Slime: uma mistura perigosa” coordenado por Carlos Eduardo Luna, pertence a categoria investigativa e ficou em segundo lugar pela VII FECIB. O tema está relacionado com a quantificação de boro total extraível em brinquedos slime. Para o coordenador do trabalho, a FECIB é a porta de entrada para o mundo da ciência. “A FECIB é um canal de comunicação entre a comunidade científica e a sociedade. Ela desperta nos estudantes a curiosidade, o questionamento, a investigação e o desejo de apresentar suas observações.”
Já o trabalho “Sistema de Irrigação Automatizado por IOT”, visou construir e implementar um protótipo de controle e monitoramento por IoT (internet das coisas), automático e de baixo custo, para o processo de irrigação. O protótipo construído foi utilizado para a realização de atividades agrícolas, evitando o uso de aparelhos com custo elevado e o desperdício de água. O projeto ficou em segundo lugar pela VIII FECIB, na Categoria Construtivo.
A orientadora do trabalho, Chrystiaine Helena Campos de Matos, que também é estudante de Licenciatura em Química pelo Campus Barbacena, esteve presente na 17ª edição da FEBRACE e para ela, participar novamente será enriquecedor. “Acredito que poder participar novamente mostra que o trabalho que estamos desenvolvimento na instituição, mesmo que como alunos de graduação, está traçando um caminho de desenvolvimento científico muito bacana e que além do nosso aprimoramento profissional é poder proporcionar aos alunos que orientamos as mesmas oportunidades e sentimentos, e alguns momentos até maiores.”
A VIII Fecib de Barbacena aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto no Setor Esportivo do IF Barbacena. Cerca de 350 expositores das escolas das redes pública e privada de Barbacena apresentaram 70 projetos. Além disso, cerca de 3 mil visitantes estiveram presentes para assistir as apresentações de trabalhos e cerca de 110 professores e profissionais da área de educação avaliaram os trabalhos.
A Direção-geral do Campus Barbacena parabeniza os estudantes e servidores envolvidos nessa conquista.
FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia busca estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. A FEBRACE culmina na mostra de projetos finalistas que ocorre anualmente em março desde 2003.
Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação