Geral
Aula Inaugural da Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas acontece na próxima sexta-feira
Na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, às 19h, acontecerá a aula inaugural do curso do Campus Barbacena de Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas.
O Evento ocorrerá totalmente de forma online via sistema zoom e será transmitido pelo canal do YouTube do Grupo Brasil Verde, parceiro do Curso de Pós-graduação.
Na ocasião, o professor Dr. Cláudio Carrera Maretti debaterá o tema "Áreas Protegidas: evolução, paradigmas e participação"
Conheça o palestrante
Atualmente pós-doutorando no Departamento de Geografia, FFLCH, USP, sobre conservação colaborativa em áreas protegidas. Com cerca de 38 anos dedicados a gestão, prática, liderança, pesquisa e disseminação sobre áreas protegidas, conservação da natureza, ordenamento territorial, povos e comunidades e seus territórios tradicionais e desenvolvimento sustentável. Atualmente é consultor e pesquisador independente, focando em temas como conservação colaborativa e relações entre sociedade e natureza. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (2002), com tese sobre história, organização social e gestão territorial comunitária, no arquipélago Bolama-Bijagós e contexto e regional na África Ocidental. Mestre em Engenharia (Planejamento em Geológico-Geotécnico) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1990), com dissertação sobre planejamento regional e urbano da Região Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananéia, litoral extremo sul de São Paulo. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (1981). Foi presidente e diretor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foi líder da Iniciativa Global Amazônia Viva da Rede WWF e dirigente do WWF-Brasil, coordenador de projeto da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) na África Ocidental (Guiné-Bissau), consultor internacional (Patrimônio Mundial, Galápagos, Equador, Moçambique etc.), técnico e dirigente da Fundação Florestal de São Paulo, Secretaria de Meio Ambiente e Sudelpa (atuando principalmente no litoral paulista e Vale do Ribeira).