Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > VIII Festival de Dança do IF Sudeste MG - Campus Barbacena é um sucesso. Conheça os premiados

O Festival reuniu um público superior a mil pessoas. Foram 49 apresentações de escolas municipais, estaduais, federais, projetos de dança e escolas de dança de Barbacena e região.

O VIII Festival de Dança do IF Sudeste MG - Campus Barbacena reuniu um público superior a mil pessoas em suas duas sessões. Foram 49 apresentações de escolas municipais, estaduais, federais, projetos de dança e escolas de dança de Barbacena e região.

As entradas para assistir às apresentações foram em forma de doações de alimentos não perecíveis ou agasalhos, que foram doados para a Associação São Vicente de Paula em Barbacena.

Durante o Festival, uma comissão julgadora, composta por profissionais da área da dança e de artes, selecionados pela comissão organizadora do evento avaliaram as apresentações de acordo com os critérios descritos no edital.

Veja a premiação:

SESSÃO 1

Categoria Escolar I:

• 1º Lugar: Nação Brasil – E. M. Padre Sonfrônio de Castro (Barbacena)
  • 2º Lugar: “Made in Brasil” – E. M. Tony Marcos de Andrade (Barbacena)
  • 3º Lugar: Negócio da China – E. E. José Dias Pedrosa (Cipotânea)

Categoria Clássico/Neo-clássico Infanto-juvenil:

• 1º lugar: Gotas de Chuva – Ballet Ana Luísa (Barbacena)
  • 2º Lugar: Anjos – Ballet Ana Luísa (Barbacena)
  • 3º Lugar: Flora Tropical – Ballet Ana Luísa (Barbacena)

Categoria Jazz/Contemporâneo Infanto-Juvenil:

• 1º Lugar: Por um olhar de esperança – Centro Artístico Dançar (Barbacena)
  • 2º Lugar: Realidades em Ritmo – Ballet Jovem de Cipotânea (Cipotânea)
  • 3º Lugar: Olá Bahia! – EDA Espaço da Arte (Carandaí)

SESSÃO 2

Categoria Escolar II:

• 1º Lugar: “Pulsar Brasileiro”: Batidas na Alma Nacional – IF Sudeste MG – Campus Barbacena (Barbacena)
  • 2º Lugar: Raízes em Movimento: uma celebração das brasilidades – Grupo Atenas, E. E. Amílcar Savassi (Barbacena)
  • 3º Lugar: Meu Brasil, Brasileiro – E. E. Profª. Maria do Carmo de Carvalho e Souza (Barbacena)

Categoria Universitário:

• 1º Lugar: Aquarela do nosso Brasil – IF Sudeste MG – Campus Barbacena (Barbacena)

Categoria Clássico Adulto:

• 1º lugar: Festa das Rosas – Ballet Ana Luísa (Barbacena)

Categoria Jazz/Contemporâneo Adulto:

• 1º Lugar: “2 de setembro de 2018 – A perda do Museu Histórico Nacional” – Centro Artístico Dançar (Barbacena)
  • 2º Lugar: Primeiro eu – Centro Artístico Dançar (Barbacena)
  • 3º Lugar: Retirante – EDA Espaço da Arte (Carandaí)

Categoria Danças Urbanas/Populares Adulto:

• 1º Lugar: Baianá – Studio Magia & Arte (Barbacena)
  • 2º Lugar: Norte Nordeste Me Veste – WA Dancer Studio (Juiz de Fora)
  • 3º Lugar: Suburbanos – Centro Artístico Dançar (Barbacena)

PREMIAÇÃO GERAL:

MELHOR COREOGRAFIA:

• “2 de setembro de 2018 – A perda do Museu Histórico Nacional” – Centro Artístico Dançar (Barbacena). Premiada com isenção de 50% na inscrição do Festival Arte Minas Internacional – dias 28 a 30/06/24, no Teatro Sesi Minas, Belo Horizonte)

MELHOR COREÓGRAFO:

• Thomas Jefferson – Centro Artístico Dançar (Barbacena)

DESTAQUE INFANTO-JUVENIL:

• Por um olhar de esperança – Centro Artístico Dançar (Barbacena). Premiada com isenção de 50% na inscrição do Festival Arte Minas Internacional – dias 28 a 30/06/24, no Teatro Sesi Minas, Belo Horizonte)

DESTAQUE ADULTO:

• Caminho das estrelas – Cia. de Danças Viviane Lodi (Barbacena)

MELHOR BAILARINA:

• Yasmin Arruda Guimarães – Centro Artístico Dançar (Barbacena). Premiada com vaga no Festival Arte Minas Internacional – dias 28 a 30/06/24, no Teatro Sesi Minas, Belo Horizonte e com Bolsa de 100% para o Seminário Arte Minas 2025

Conheça os jurados:

Adriana Villela - formada em Ballet Clássico e com sólida carreira, já dançou e atuou profissionalmente em diversas companhias de dança. É a idealizadora e Diretora artística do Seminário Arte Minas em Belo Horizonte e do Festival Internacional Arte Minas Minas Internacional e Festival ArteMinas kids em Belo Horizonte.

Ramon Reiss – ator, bailarino, professor, coreógrafo, já atuou como bailarino e ensaiador em diversas companhias de dança, possuindo mais de 80 premiações em concursos e festivais nacionais e internacionais, incluindo 5 premiações de melhor coreógrafo. É o coordenador e diretor artístico no “Harmonia Studio de Dança”, escola referência do Jazz em Minas Gerais.

Vic Alves - intérprete, dançarino, oriundo das Danças Urbanas, com pesquisa mais centrada nos estilos House Dance e Hip Hop Dance. Sua linha de pesquisa abrange vivências em outras linguagens corporais, como danças africanas, contemporâneo e o ballet, além de teatro e música. Artista cênico e diretor, dançarino e fundador da “Laia Cia. de Danças Urbanas” e, também, fundador e professor do “Espaço Laia de Danças Urbanas”.

O VIII Festival de Dança do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena visa integrar a atuação dos acadêmicos do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física da Instituição dentro das escolas à realização de um evento institucional sobre Dança, promovendo a valorização dessa manifestação artística. Além disso, o Festival almeja a valorização da dança na cidade de Barbacena e região.