Geral
Campus Juiz de Fora realiza Arduino Day
Durante o sábado, dia 16, os alunos do Campus Juiz de Fora vivenciaram uma imersão de 12 horas no universo do Arduino. O dispositivo, criado em 2005 por cinco pesquisadores, veio para o mercado como uma opção ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo acessível a estudantes.
Mais de 180 participantes aproveitaram durante manhã e tarde dois minicursos - ministrados pelos grupos PETs (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Mecatrônica, Bacharelado em Sistemas da Informação e Licenciatura em Física – e nove palestras, que aconteceram concomitantemente, abordando diversos temas da área. O evento também contou com a participação do PET da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que mostrou suas linhas de pesquisa nas áreas de robótica e impressão 3d.
O Arduino Day é um evento mundial que ocorre de maneira simultânea em vários lugares do mundo. O professor Márcio do Carmo Rodrigues, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, lembrou que Juiz de Fora é a única cidade da região da Zona da Mata a promover esse tipo de evento. “Isso coloca o Campus em destaque quando o assunto é Arduino, plataformas embarcadas, DIY (faça você mesmo) e makers”, explicou.