Pesquisa
Servidor propõe melhorias na gestão do conhecimento organizacional do Campus JF
“Diagnóstico e proposições para os processos de conversão do conhecimento organizacional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”. Este é o título da dissertação desenvolvida pelo servidor Leandro Talma de Paula no mestrado profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho fez um diagnóstico do conhecimento organizacional no Campus Juiz de Fora e propôs um conjunto de práticas e ferramentas a serem implementadas nos diferentes setores.
Lotado no Centro de Apoio ao Discente, Leandro identificou a necessidade de uma melhoria na gestão das práticas administrativas do dia-a-dia da instituição. Ele fez uma pesquisa junto aos servidores, questionando se existia a gestão do conhecimento no seu setor, quais práticas eram utilizadas e de que forma eram feitas, além de possíveis resistências à implementação de novos procedimentos. Com este levantamento, foram identificadas as fragilidades a serem combatidas, sendo possível a proposição de um plano de ação.
O servidor propôs um conjunto de práticas e ferramentas como, por exemplo, registro e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos; desenvolvimento de um banco de competências individuais e organizacionais; mapeamento, análise e aperfeiçoamento dos processos organizacionais; dentre outras. Além disso, foi proposta a criação de um setor específico para a gestão do conhecimento organizacional do Instituto.
Leandro também deu orientações para superar os possíveis entraves para a implementação das práticas propostas, visando facilitar a aceitação das mesmas. Ele destaca, ainda, que a adoção das práticas pela instituição vai elevar a eficiência e a eficácia dos processos, melhorando a qualidade dos serviços prestados. “Essas práticas buscam, principalmente, padronizar as ações, para que os setores tenham um padrão nas tarefas, evitando improvisos.”