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Psicologia remota se consolida como espaço de compartilhamento de experiências
As Rodas de Conversa surgiram a partir de uma iniciativa do grupo de psicólogos do IF Sudeste MG, que tinha como objetivo inicial aproximar os estudantes no começo do isolamento social. Com o passar do tempo, essa atividade passou a se constituir um espaço privilegiado de compartilhamento de experiências, em que os alunos interagem entre si, a partir da discussão de um tema norteador. É uma atividade destinada exclusivamente aos alunos, mas as demandas de familiares têm sido acolhidas individualmente.
A princípio, as Rodas de Conversa começaram debatendo dois grandes temas: Distanciamento Social e Saúde Mental e Relações Familiares. Outros encontros tiveram temas sugeridos pelos participantes, como orientação profissional, luto e ansiedade social e acontecem semanalmente, com grupos distintos, nos quais os participantes são reunidos de acordo com os níveis de ensino. A psicóloga do Campus Juiz de Fora, Vanessa Quintão, diz que a frequência tem oscilado, mas sempre há estudantes inscritos e todos que buscaram por esta atividade foram atendidos. Apesar de ter participantes de todos os cursos, ela destaca que a maior demanda de atendimento vem dos cursos de graduação.
Vanessa acredita que compartilhar sentimentos talvez seja uma ferramenta poderosa que favorece o autoconhecimento. “Toda vez que uma roda de conversa acontece, diferentes narrativas ganham a cena, permitindo que os assuntos sejam (re)significados e (re)aprendidos. O diálogo promove uma melhor compreensão sobre si mesmo e outro. Embora os grupos não se constituam como terapia de grupo, eles funcionam de forma terapêutica. Por isso, os estudantes têm aderido à proposta.”
Para o mês de setembro, o grupo de psicólogas abordou o tema “Ensino Remoto Emergencial: reinventando novos tempos”. Vanessa diz que “temos percebido um aumento acentuado por atendimentos individuais em virtude do início do ensino emergencial remoto. A necessidade de reestruturar a rotina escolar remotamente tem deixado muitos/as estudantes inseguros, com medo do novo e dos desafios que ele traz, sobretudo para os/as estudantes dos Curso Integrados. Precisamos acolher e orientar nossos/as estudantes nesta nova fase”. Em virtude disso, a equipe de psicólogos está produzindo um material orientativo sobre rotina de estudos, técnicas de aprendizagem e a relação entre aprendizagem e emoção.