Geral
Estudantes são aprovados para a seletiva da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
26 estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus Juiz de Fora participaram da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada de modo virtual no dia 27 de maio, e seis foram classificados para a etapa internacional. Lara Oliveira Esteves e Marcus Vinicius Tavares Carias, do 2º ano de Desenvolvimento de Sistemas foram, respectivamente, medalhistas de ouro e prata na competição. Do 3º ano de Eletrotécnica, Gabriel André Lima da Silva e Lavínia Aparecida de Oliveira Silva também foram premiados, com ouro e prata. Da mesma turma, Cecília Guerra Alves do Nascimento e Mateus Emanuel Lins e Silva se destacaram e seguem para a próxima fase.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e podem participar estudantes do ensino fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano) e do ensino médio e/ou dos cursos técnicos integrados (1º, 2º ou 3º ano), regularmente matriculados em todo o território nacional e no exterior, desde que o ensino seja feito através da língua portuguesa. Segundo o professor Wagner Seabra, do núcleo de Física, "a competição tem como objetivo, fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos pedagógicos básicos de forma lúdica e cooperativa".
As provas da última edição foram realizadas em uma única fase, com quatro níveis distintos, sendo o nível 1 e 2, destinado aos alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), o nível 3 destinado aos alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e o nível 4 destinado aos alunos do ensino médio. A premiação foi feita em âmbito nacional, na qual cerca de 50.000 medalhas entre ouro, prata e bronze foram distribuídas entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, além da entrega de certificado a todos os participantes.
Todos os alunos do nível 3, com notas maiores ou iguais a nove e todos os alunos do nível 4, com notas maiores ou iguais a sete, foram convidados para participarem do processo de seleção das equipes que competirão nas olimpíadas internacionais. A pré-seleção consiste em três provas (observacional, prática e teórica), aplicadas de modo virtual, na qual serão selecionados cerca de 100 alunos com as maiores médias para a próxima fase. Após uma segunda prova para os 100 melhores, serão selecionados cerca de 40 alunos que receberão treinamentos intensivos.
Cerca de 5000 alunos com o melhor desempenho na olimpíada nacional foram convidados a participar da pré-seleção. Ao final deste processo, serão selecionadas as duas equipes que representarão o Brasil em 2022 na 15ª Olimpíada Internacional, International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA) e na 14ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).