Geral
Novos procedimentos são definidos para o registro de eventos
O registro prévio de cursos e eventos extensionistas de fluxo contínuo (sem financiamento), a serem realizados nos campi do IF Sudeste MG, passam a ser realizados via SIGAA – Módulo Extensão e devem ser cadastrados 15 dias antes da data de realização do evento. As propostas apresentadas devem estar de acordo com as orientações do Edital para registro e acompanhamento de cursos e eventos extensionistas de fluxo contínuo.
Poderão participar e coordenar ações extensionistas, servidores docentes e/ou técnico-administrativos do quadro permanente do IF Sudeste MG, que possuam formação profissional mínima de Nível Superior. As formas de participação, no âmbito do IF Sudeste MG, deverão estar em consonância com a Resolução CONSU/IF Sudeste MG Nº 041/2019.
As atividades extensionistas se inserem nas modalidades de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços e a participação da comunidade externa como público-alvo deve ser garantida, além da participação de alunos na condição de voluntários. Podem-se incluir, além dos programas institucionais, eventualmente também as de natureza governamental, que atendam a políticas municipais, estaduais e a nacional, como por exemplo, congressos, seminários, ciclo de debates etc.
As inscrições são realizadas através do link e para acesso, basta fazer o cadastro no SIGAA ou logar com e-mail e senha, clicar em cursos e eventos abertos e preencher o formulário de inscrição após consultar a lista das ações de extensão com inscrições abertas. Caso o coordenador tenha optado por confirmar a inscrição dos participantes, é necessário aguardar a confirmação. Ao final da ação, o participante deve aguardar a liberação do certificado, que estará na aba “meus cursos e eventos”.
A Diretoria de Extensão é responsável pelo registro e acompanhamento dos eventos extensionistas e tem a missão de estabelecer critérios e ampliar para toda a Instituição as oportunidades de ações de extensão. Caso surjam dificuldades no processo de cadastramento, é possível consultar o tutorial disponível ou entrar em contato com o setor responsável.
A solicitação para realização de atividades presenciais nas instalações dos campi, deve considerar a Instrução Normativa 05/2020 PROEX/IFSUDESTEMG, e ser encaminhada para a subcomissão de adequação no ambiente e para a Direção Geral. O solicitante também deve declarar que nenhum dos participantes faz parte dos grupos de risco da COVID-19.