Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 09 > Projeto oferece palestras semanais sobre aplicação de conceitos da matemática a estudantes de graduação

Ação acontece de maneira remota e capacita bolsistas de Treinamento Profissional na prática docente

O projeto de Treinamento Profissional “Ministrando um ciclo de palestras sobre aplicações da Matemática”, coordenado pela professora Judith Araújo, une reflexões teóricas sobre o universo da matemática e atividades práticas de treinamento à docência com a realização de palestras temáticas sobre o assunto. Além de ser importante para a formação dos próprios bolsistas, a iniciativa ainda contempla os alunos de graduação do Instituto com a oferta, de maneira remota, de minicursos semanais sobre a aplicação de conceitos da Matemática, Física e Engenharias.

A professora do Núcleo de Matemática Judith Araújo explica que o projeto nasceu já no contexto do ensino remoto, mas a ideia que deu origem a ele vem de um desejo antigo de enriquecer a formação dos estudantes do Campus Juiz de Fora, que tem a maior parte de seus cursos relacionados à área das Ciências Exatas. “Pensei nisso enquanto ainda estava afastada para o doutorado, e inicialmente planejei que as palestras seriam realizadas no ambiente físico do nosso Laboratório de Matemática (LEM). Mas com a pandemia e tendo em vista que os alunos estão sem acesso a eventos presenciais, imaginei que, apesar de todas as dificuldades que poderiam surgir, esta seria uma boa hora para começar”.

Adaptado para a plataforma do Google Meet, o projeto envolve, além da oferta dos minicursos, a elaboração de materiais textuais e audiovisuais que servem como apoio para as apresentações virtuais. Esta produção também poderá ser utilizada pelos diferentes cursos superiores no Laboratório uma vez que as atividades presenciais no Campus forem retomadas, como coloca Judith. “Os materiais são elaborados pelos alunos sob minha supervisão. Eu forneço os temas das palestras semanais e também o material a ser usado como base, no entanto eles podem complementar com ideias de outros materiais ou vídeos que acharem pertinentes ao tema.”

O ciclo de palestras proposto articula dois eixos principais. O primeiro é com relação à formação dos bolsistas, que organizam e preparam recursos didáticos para depois colocá-los em prática em apresentações com duração de uma hora. “Ao final do projeto, os bolsistas se sentirão mais seguros e confiantes para falarem em público, dominarão melhor o tempo para discorrer sobre um determinado assunto, além de se sentirem mais incentivados a seguirem a carreira docente”, conta a coordenadora. Já o segundo eixo é mais voltado aos alunos dos diferentes cursos do Instituto que frequentam as palestras. “Acredito fortemente que esses eventos semanais despertam nos alunos interesses por novas áreas do conhecimento, mostrando a eles a aplicabilidade dos assuntos estudados durante os cursos nas disciplinas de Cálculo, Álgebra, Lógica, entre outras”, completa.

Lucas Padilha, estudante do curso de Engenharia Mecatrônica, é bolsista de Treinamento Profissional no projeto e ministra palestras sobre aplicações de matemática na indústria e outras áreas do conhecimento. Ele conta que é a primeira vez que participa de uma iniciativa como esta, em que ocupa a posição de orador e organiza um conteúdo para apresentar a um público. “A gente tenta conduzir as palestras de maneira bastante lúdica, tentando exemplificar bem os cálculos para mostrar que a matemática está em todo lugar e é fácil de ser compreendida. Além disso, alunos do Campus que querem conhecer mais sobre o assunto ou mesmo rever conteúdos têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos e trocar ideias em grupo.”

Judith avalia como bastante positivas as experiências e colaboração com os bolsistas. O grupo têm discussões semanais através do Google Meet e também troca mensagens via e-mail. A professora destaca a importância dessas ferramentas no apoio às atividades durante o período de isolamento. “Acredito que, embora ainda existam muitos obstáculos, as novas mídias são tudo o que temos e não podemos desperdiçar a infinidade de possibilidades que elas nos fornecem.”

As palestras acontecem todas as sextas-feiras, às 14 horas. Os encontros podem ser acompanhados através deste link. A participação é aberta e gratuita, mas alunos interessados em receber certificado de participação devem se inscrever nos formulários repassados semanalmente através dos coordenadores de curso.

Esta matéria faz parte da série "Feira de Ciências", iniciativa que visa divulgar a geração de conhecimento no Campus a partir dos projetos de treinamento profissional, pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos na instituição. Em nosso Youtube, você encontra um vídeo com relatos dos participantes sobre suas experiências e resultados alcançados. Acesse aqui.