Geral
Projeto de extensão realiza trabalho em conjunto com a Fonte Jr.
O projeto de extensão "Análise e aprimoramento do sistema de gestão de qualidade dentro do ambiente remoto" foi desenvolvido com o intuito de assessorar a empresa júnior do Campus Juiz de Fora para que sejam utilizados métodos de gerenciamento para a melhoria nos serviços prestados às empresas contratantes. O projeto é uma iniciativa do professor do Núcleo de Informática, Emerson Augusto. A Assessoria de Comunicação do Campus JF conversou com os participantes e preparou um pequeno documentário em vídeo para a editoria "Feira de Ciências", que você confere clicando aqui.
Com a pandemia, houve uma reformulação no ambiente de trabalho, trazendo consigo muitos desafios e incertezas sobre os métodos utilizados para o gerenciamento de uma corporação e seus clientes. A mudança no cenário foi ainda mais expressiva em empresas juniores de base tecnológica, uma vez que quase todas as aplicações e afazeres do cotidiano foram realizados através do ambiente virtual, trazendo mudanças nos hábitos de consumo e comportamento da população em geral.
Diante deste cenário, a equipe da Fonte Jr, que tem como objetivo proporcionar vivência empresarial aos alunos da graduação, percebeu a necessidade de estudar e identificar os novos indicadores que surgiram no ambiente empresarial remoto. Foi necessária uma análise de gestão da qualidade dos serviços prestados dentro do ambiente remoto de trabalho, realizando estudos sobre os métodos de prospecção, indicadores-chaves de performance e indicadores da qualidade das entregas, identificando as mudanças que ocorreram durante o período de isolamento social e quais mecanismos poderiam ser aplicados para contornar os desafios.
A partir da análise de duas áreas de gestão da empresa júnior, foram elaborados dois procedimentos operacionais que estão sendo entregues à gestão da Fonte Jr. “São eles ‘Treinamento e Seleção’, que foi realizado concomitante com a última seleção e ‘Treinamento e desenvolvimento de novos membros’ que fará o acompanhamento dos novos integrantes selecionados. Estes procedimentos já estão sendo colocados em prática para auxiliar a gestão e guiar as ações estratégicas de pessoal”, aponta Emerson.
As ações são definidas em reuniões que ocorrem semanalmente para o acompanhamento do projeto, que no momento está em fase de seleção dos novos processos de negócio a serem analisados. O resultado previsto, após identificar quais os impactos e consequências a pandemia trouxe para o segmento, será promover melhoria significativa das práticas de gestão, aperfeiçoando a qualidade dos serviços prestados para a sociedade.