Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 11 > Sistema de abastecimento de água é reformado no Campus JF
conteúdo

Geral

Sistema de abastecimento de água é reformado no Campus JF

Além da revitalização do sistema, houve a troca da logo do antigo CTU para a logo do IF Sudeste

Através da Resolução de Diretoria Colegiada nº 09/2020, houve a execução da obra de reforma do sistema de abastecimento de água potável do IF Sudeste - Campus Juiz de Fora. O sistema é composto pela alimentação principal da Cesama, vindo da Rua Bernardo Mascarenhas que alimenta os reservatórios inferiores localizados próximo ao Bloco B e a Cantina, sendo um sistema destinado para água tratada com finalidade de consumo e outro destinado ao sistema de combate a incêndio. 

De modo geral, houve a necessidade de reforma porque o sistema encontrava-se funcionando precariamente, tanto em sua parte elétrica, composta por quadros e bombas, quanto à impermeabilização dos reservatórios, que precisava ser refeita para garantir sua eficácia. Além disso, houve toda a revitalização externa dos reservatórios, que contemplou toda a parte de pintura e acabamento e a troca da logo de identificação do antigo Colégio Técnico Universitário (CTU) para a logo do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IF). 

A transição do antigo CTU para Instituto Federal teve início em 2009. A mudança ocorreu não só na gestão e infraestrutura, mas também no ensino, ampliando a oferta com cursos de graduação e licenciatura, além de mais oportunidades para projetos de pesquisa e extensão. O novo modelo pedagógico também passou a oferecer três cursos de profissionalização no Ensino Médio Integrado.

Com a atual reforma do sistema de abastecimento do campus, foram feitas melhorias consideráveis, viabilizando a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas, garantindo assim, o abastecimento de água para todas as edificações. Outro benefício está relacionado à imagem institucional, que com a troca da logo do antigo CTU houve o fortalecimento e projeção da nova identidade que se estabeleceu a partir de  2009. 

A obra da reforma foi financiada com recursos próprios do instituto e atualmente encontra-se finalizada, com alguns trâmites administrativos ainda em andamento para finalização das atividades previstas no contrato.

registrado em: