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Professores do campus Juiz de Fora são selecionados no programa “Energia que Transforma”
Foi divulgado no dia 25/11/21 o resultado final da seleção de unidades de ensino e professores para a implementação do programa Energia que Transforma. Foram selecionados quatro professores do núcleo de Eletricidade do campus Juiz de Fora, sendo eles Leandro Matos Riani, Adriana Scheffer Quintela Ferreira, Tales Pulinho Ramos e Wellington Carlos da Conceição.
O Projeto Energia que Transforma é uma realização da Eletrobras, desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e tem como objetivo integrar e promover a temática de eficiência energética ao currículo escolar nos diversos níveis de ensino, buscando a articulação entre empresas e outras instituições do setor de energia para a aplicação e difusão das práticas dentro das instituições.
A metodologia desenvolvida no projeto foi incorporada no Programa EnergIF, desenvolvido em 2016 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, em parceria com o Ministério da Educação (Setec/MEC). Através da associação do campus Juiz de Fora ao programa, houve a contemplação em edital para o fornecimento de um novo curso na grade curricular do instituto, voltado para a instalação de sistemas fotovoltaicos, no qual já houve a capacitação dos docentes envolvidos.
No processo de seleção, as instituições interessadas precisam comprovar que possuem cursos relacionados à área de energia e afins, além da autorização da Direção Geral e indicação de 4 docentes que possuem conhecimento em assuntos relacionados à energia e suas tecnologias, especificamente energias renováveis e eficiência energética. A seleção levou em conta os cursos ofertados em áreas correlatas ao setor e ao número de alunos matriculados em todos os cursos da unidade.
Para a elaboração do projeto no campus, serão realizadas oficinas que serão conduzidas por consultoria especializada conjuntamente com algumas concessionárias de energia do país. “Nesta chamada, serão realizadas sete oficinas, sendo uma para cada região do Brasil e mais duas para atender as regiões que apresentarem maior número de unidades interessadas”, explica Wellington Carol. Ao final, é previsto que, ao menos 140 docentes de 35 unidades de ensino de todo o país estejam aptos para a aplicação da metodologia e elaboração de propostas para a implementação nas unidades e empresas parceiras.
Segundo Wellington, ao longo das últimas décadas houve um aumento acentuado no consumo de energia elétrica no Brasil, insumo fundamental devido à sua necessidade para o atendimento ao bem-estar humano e ao desenvolvimento industrial e econômico. A importância do projeto se dá pela “grande dificuldade em aliar sustentabilidade e crescimento para o atendimento à demanda de energia elétrica que resulta na necessidade do desenvolvimento de processos e estratégias de eficiência energética e conservação de energia”, finaliza
A colaboração das instituições públicas no desenvolvimento científico e tecnológico do país possibilita que as instituições de ensino adotem políticas de fomento para a difusão de conhecimento acerca do tema, trazendo possibilidades de desenvolvimento no setor além de capacitar futuros profissionais na área. Os benefícios podem ser agregados na indústria que tem sido impactada positivamente com os avanços tecnológicos e soluções inovadoras, como também na sociedade, através da redução de emissões de carbono e na tarifa de energia.