Geral
Organizadores destacam pontos positivos da 11ª Secitec
Nos dias 24 a 28 de janeiro ocorreu a 11ª edição da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec), evento anual que visa promover a integração entre a comunidade interna do instituto com a população geral através da produção científica desenvolvida no Campus Juiz de Fora. Nesta edição, a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta foi o tema central nas sessões temáticas que ocorreram em formato on-line e estão disponíveis na plataforma do YouTube.
Na palestra de abertura, o palestrante Carlos Eduardo Bretos, executivo que foi vice-presidente da HP Brasil e da Lexmark América Latina, demonstrou o potencial que a ciência, a tecnologia e as inovações têm de transformar positivamente as nossas vidas pessoais e, consequentemente, a vida da sociedade. “Recomendo a todos que assistam, está disponível no Canal do YouTube do Campus”, ressalta Jacqueline Costa, Diretora de Extensão do Campus Juiz de Fora.
É a segunda edição consecutiva na qual o evento ocorre em formato virtual devido a pandemia do Coronavírus, trazendo exposições dos projetos de pesquisa e extensão, além de abrigar eventos tradicionais do Campus, como o Seminário de Extensão; Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação; Roda de Conversa de Treinamento Profissional e Palestra de abertura. A grande novidade desta edição foi a 1ª Semana do estagiário e egressos, que contou com cinco palestras e cinco salas temáticas dos egressos.
A 1ª Semana do Estagiário e Egressos foi voltada especialmente para preparar os alunos e ex-alunos para os desafios do mundo do trabalho. As palestras foram ministradas por diversos especialistas que compartilharam com o público dicas preciosas para ter sucesso nas seleções de estágio e emprego, além de atualizarem o público sobre as habilidades mais requeridas pelo mercado atualmente.
Foram apresentados 29 projetos de extensão e treinamento profissional, e 42 projetos de pesquisa em todos os níveis de ensino do campus: técnico, graduação e pós-graduação. Dentre as áreas de conhecimento abordadas nesta edição estão: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes; e Sustentabilidade na Construção Civil.
De acordo com Gheysa Gama, Coordenadora de Pesquisa do campus “os resultados foram satisfatórios e seguimos com a missão de promover uma interface com a sociedade, integrando discentes, servidores e comunidade em torno dos programas científicos, tecnológicos e culturais da instituição apresentando a produção desenvolvida pelo IF Sudeste, Campus Juiz de Fora”.